Cozinhe o feijão sem tempero O feijão deve ser cozido na água pura e receber o tempero apenas quando estiver cozido. Isso porque o sal quebra a casca do feijão, o que estraga totalmente o resultado da receita.
O feijão encarnado é, atualmente, cultivado por todo o mundo. A sua riqueza nutricional torna-o um alimento chave na dieta vegetariana. Sugestões e Receitas: Adicione o feijão cozinhado a sopas, guisados, estufados e cozidos.
Modo de Preparo - Feijão na panela de pressão
Tem que lavar o feijão em água corrente e escorrer. Depois é só cobrir com água (sempre o dobro do feijão) e deixar de molho por 12 horas. Nesse período, tem que trocar a água uma vez. Se você não tiver essas 12 horas, pode fazer o chamado de molho curto.
Isso porque as substâncias que dão gases saem do grão e vão para a água. Quando a água atinge a mesma concentração dessas substâncias que o feijão, o processo pausa. A troca por água dá início ao processo e garante menor concentração dessas substâncias nos grãos.
De acordo com a etiqueta não se deve transbordar o prato ou misturar alimentos na hora de servir. O correto é colocar cada comida lado a lado e quando for comer ai sim pode-se misturar com o garfo. Ou seja: o feijão e o arroz devem ser servidos lado a lado.
Como Fazer Feijão
Verificado por especialistas. Se levarmos em consideração que em uma panela de 20 litros, o máximo de feijão que poderá ser cozido é três quilos, logo seu limite de feijão em uma panela de 7 litros deverá ser cerca de meio quilo.
Modo de Preparo
Como fazer feijão – cozimento Levar para a panela de pressão – 500g de feijão com 2 litros de água e as folhas de louro. Colocar no fogo médio e quando começar a apitar (girando aquela válvula em cima) contar 25 minutos.
O preparo:
Tempero clássico Sal, pimenta? Vá provando, mas cerca de 1 colher (chá) de sal resolve. O jeito mais eficiente de fazer o tempero “pegar” é adicionando 1 concha do feijão, com pouco caldo, à panela do refogado. Misture amassando com a colher e junte esse feijão temperado à panela de pressão.
Porém, algumas vezes, pode se fazer com que o feijão carioca escureça depois do processo de cozimento. Isso acontece geralmente por preparos prévios que não devem ter sido tomados, como é o caso de deixar o feijão de molho pelo menos um dia antes do seu cozimento.
Clarear feijão com limão ou vinagre Usando limão - após escolhido, cubra o feijão com água fervente e adicione o suco de meio limão. Deixe de molho por, pelo menos, 10 minutos com a panela tampada. Depois escorra e cozinhe normalmente como costuma fazer.
Truque da batata: acrescentar uma batata crua em um cozido que está muito salgado pode ajudar a salvar uma sopa, feijão ou refogado. “Teoricamente ela irá funcionar como uma esponja que absorve o sal”, afirma Silvestre. Depois de cozida, basta tirá-la da panela.
Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.
O bom é que não existe muito segredo para fazer isso da maneira correta! No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.
Existem dois jeitos de você congelar o feijão: temperado e sem tempero nenhum. A segunda opção é sempre a mais indicada. Além de durar mais no congelador, o feijão ficará com um gosto, uma textura e um cheiro muito mais fresquinho ao ser descongelado.
Não: o feijão já temperado pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira.
3 meses
Congelar feijão temperado Espere o feijão pronto esfriar e guarde em potes plásticos bem fechados ou embalados à vácuo, coloque em um freezer, nunca na geladeira, pois ela não atinge a temperatura baixa necessária para esse procedimento. É recomendado cozinhar a comida pronta e temperada durante aquela semana.
Passo a passo para seu feijão congelado ficar fresquinho
12 meses
Outro erro comum é deixar o alimento esfriar em temperatura ambiente, o que pode provocar contaminação, ou levá-lo quente direto para o freezer. ... Nunca use papel alumínio para o congelamento, porque ele não tem aderência, e assim facilita a formação de cristais de gelo, que podem contaminar da comida.
Não há grandes riscos em colocar alimentos quentes no refrigerador. Quando isso é feito, o compressor trabalha por mais tempo e gasta mais energia do que se operasse em condições normais. Mas o refrigerador não vai estragar por esse motivo.