Esta é uma técnica em que a produção de hortaliças se dá em pouco espaço, com consumo racional de água e adubo, além de redução do uso de agrotóxicos. As plantas são cultivadas em estufa, sem necessidade do uso do solo, aumentando a produção e a qualidade dos produtos, pois os nutrientes são balanceados e controlados.
Utilizada para cultivo de plantas sem a necessidade de utilizar os nutrientes e minerais do solo, a hidroponia é uma técnica que funciona graças a soluções nutritivas externas (artificiais) e adaptadas para o fornecimento de todos os minerais, água e nutrientes que a planta precisa para se desenvolver completamente.
Menor incidência de fungos e pragas Muitos fungos e pragas já estão no próprio solo. Consequentemente, acabam passando para as plantas. Na hidroponia, além de não fazer uso de solo a estufa é um grande aliado, formando uma barreira de proteção contra a entrada de organismos indesejáveis que podem afetar o cultivo.
Maior produtividade, uso racional da água e produtos de maior qualidade são algumas das vantagens do cultivo hidropônico. Para lidar com o manejo da cultura, do ambiente protegido e da solução nutritiva é necessário que o produtor tenha conhecimento técnico a respeito de hidroponia.
Sistema antigo – O nome “hidroponia” surgiu na década de 30, nos Estados Unidos, para definir a técnica de cultivo comercial sem solo. Vários pesquisadores do mundo contribuíram para o seu desenvolvimento.
A Região Sudeste concentra o maior número de produtores hidropônicos do país, especialmente o Estado de São Paulo. As frequentes estiagens e a carência de mão de obra especializada para a agricultura são alguns dos fatores que têm estimulado a adoção do cultivo sem solo pelos agricultores paulistas.
A primeira produção em grande quantidade desses alimentos foi durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o exército dos Estados Unidos estabeleceu um sistema de hidroponia por inundação e drenagem em ilhas áridas que existiam nos Oceanos Pacífico e Atlântico.
Hipotonia é a diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez. ... Normalmente a hipotonia é notada e diagnosticada no nascimento ou durante a infância. Ao nascer, o bebê pode parecer flácido, ou não ter a capacidade de manter joelhos e cotovelos flexionados.
Resposta. A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. ... No caso de cultivo sem solo, basta que o solo não seja utilizado. Um exemplo, é o cultivo apenas em húmus de minhoca ...
A hidroponia é produzida na água e seus produtos obtém nutrientes através de adubos químicos solúveis. O cultivo orgânico dispensa todos os produtos químicos e utiliza apenas adubos naturais. Produto orgânico e Produto natural – todo produto vegetal é natural, mesmo aquele cultivado com agrotóxicos e adubos químicos.
A produção de verduras através da hidroponia (cultivo em água) tem se mostrado uma atividade rentável, com lucros de até 100%, mas que exige do produtor dedicação diária e escala.
No cultivo hidropônico há um maior controle de produtividade, desperdício quase nulo. Maior economia de água em se comparando aos meios tradicionais. Pois a água retorna ao seu processo, não havendo desperdícios.
Hidroponia: Vantagens e Desvantagens
As soluções nutritivas fornecem os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. Porém, não existe uma que seja adequada para todas as culturas. Para cada espécie e condições de cultivo existe uma solução nutritiva mais adequada, dependendo da exigência nutricional.
Conheça cinco exemplos de sistemas hidropônicos dinâmicos:
Fazer uma mistura de pH diluído separado usando apenas algumas gotas de pH concentrado com um litro de água. Isto dá uma solução com um pH de cerca de dois, mais ou menos. Em seguida, adicionar lentamente o pH diluído à sua mistura de nutrientes, parando para verificar o resultado com frequência.
Crie uma pilha de compostagem. Adicione vários ingredientes naturais a ela, como cascas de ovos, borras de café, esterco, folhas, resíduos de jardim e cascas de frutas e vegetais. Deixe que a pilha de compostagem se decomponha por algumas semanas. Regularmente, mexa a pilha e adicione água para acelerar a decomposição.
Borra de café A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.
Como pode acelerar a decomposição de matéria orgânica para compostagem