O fortalecimento da região também diminui o risco de lesões no parto e no pós-parto. “Quando você tem um músculo bem treinado, se recupera mais rapidamente”, explica Thalita Freitas. Nas mulheres, parte da estrutura pélvica é mais espaçada em função da capacidade de parir.
O assoalho pélvico é formado primariamente por músculos esqueléticos espessos juntamente com ligamentos próximos e suas fáscias de revestimento. É um diafragma muscular em formato de bacia que ajuda a sustentar o conteúdo visceral da pelve.
Localizado na região entre ânus e genitais, o assoalho pélvico é formado por músculos, ligamentos e fáscias (tecidos finos com pouca elasticidade que, nas mulheres, recobrem e protegem internamente a vagina, compondo o anel pericervical que vai do colo do útero à bexiga).
Os exercícios de Kegel envolvem a prática de contrair e relaxar os músculos do assoalho pélvico, e podem ser feitos praticamente a qualquer hora. Eles são benéficos para aquelas pessoas que deixam escapar um pouco de urina ao espirrar, rir, pular ou tossir, e também podem ser feitos durante a gravidez ou após o parto.
abra e feche as pernas enquanto contrai os músculos abdominais e, a cada vez que fechá-las, contraia o assoalho pélvico, semelhante a segurar o xixi, enquanto expira pela boca; com as pernas fechadas, encha os pulmões e faça uma pressão intra-abdominal, segurando a respiração e encolhendo a barriga por cinco segundos.
Como visto, o chá seca barriga, na maior parte das formulações disponíveis, promove um efeito termogênico, o que acelera o metabolismo e promove a perda de calorias.