O historiador e professor do departamento de teoria literária da Unicamp (Campinas) Leonardo Affonso de Miranda Pereira explica que o futebol pode ser oficializado como a paixão nacional e os motivos para essa afirmação são quatro: sempre foi popular (fácil de praticá-lo), está relacionado à diversão (nas agremiações ...
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.
Porque o Brasil continua tendo o melhor futebol do mundo. O problema do nosso futebol é o mesmo que a maioria dos outros problemas: falhas de gestão. Nenhum país no mundo cria tantos bons jogadores quanto o Brasil. Dificilmente se encontra em outros países a mesma qualidade técnica.
O futebol tem o poder de mudar a nossa rotina Quando o seu time vai jogar, você muda tudo o que têm para fazer naquele dia, adia compromissos, ou então muda totalmente a forma como vai para esse compromisso.
“O futebol teria numa sociedade como a brasileira, em grande parte formada de elementos primitivos em sua cultura, uma importância toda especial. ... Relacionou a transformação da sociedade desde o início da República, tornando-se cada vez mais urbana, com a incorporação do futebol como paixão nacional a partir de 1895.
A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.
A Cultura do futebol refere-se aos aspectos culturais através do futebol, não ao jogo em si, mas ao tudo o que faz relacionar com a sociedade em sua volta. ... A FIFA como órgão máximo, trabalha na sua ideia do Diga não ao racismo e no fair play que é o jogo limpo no esporte.
A primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1885 pelo paulista Charles Miller. ... A aristocracia dominava ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Inicialmente, apenas brancos podiam jogar futebol no Brasil, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros.
Em 1895 houve o que é considerado o primeiro jogo de futebol no país. Na Várzea do Carmo, em São Paulo, em 14 de abril, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionários da São Paulo Gaz Company e da Estrada de Ferro São Paulo Railway Company.
O futebol na Idade Média Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Além de divertido, o esporte faz bem à saúde. Jogar futebol regularmente melhora a resistência cardiovascular e estimula a circulação sanguínea. Por consequência, reduz o risco de várias doenças, como diabetes e pressão alta.
Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. A coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.
Modalidades