As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. ... Algumas favelas são, assim, construídas em locais de riscos, como morros muito altos e encostas, que, durante as chuvas, podem sofrer com deslizamentos de terras e provocar mortes.
Como surgem as favelas? ... O processo de surgimento das favelas chama-se favelização. Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897), em terrenos cedidos pela Marinha a soldados que retornaram das missões militares.
Segundo a definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), favela é um conjunto de domicílios com, no mínimo, 51 unidades, que ocupa, de maneira desordenada e densa, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e que não possui acesso a serviços públicos essenciais.
A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela.
A origem do termo "favela" encontra-se no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos. ... O nome favela ficou conhecido e na década de 1920, as habitações improvisadas, sem infraestrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.
Dois fatores históricos importantes contribuíram para as primeiras ocupações na região: o grande número de soldados vitoriosos da Guerra de Canudos, que desembarcaram no Rio em 5 de novembro de 1897 sem moradia, e a grande concentração de negros que lotavam a cidade após a abolição da escravatura.
Como o tráfico começou Em 1938, começo da ditadura varguista, outro decreto proibiu a produção, o tráfico e o consumo de entorpecentes, e a “toxicomania” se tornou doença passível de internação compulsória. Dois anos depois, o novo Código Penal fixou pena de reclusão de até cinco anos aplicada também a usuários.
A comunidade teve origem na divisão em chácaras da antiga Fazenda Quebra-cangalha, produtora de café. Adquiridas por imigrantes portugueses e espanhóis, tornaram-se, por volta da década de 1930, um centro fornecedor de hortaliças para a feira da Praça Santos Dumont, na Gávea, que abastecia a Zona Sul da cidade.
De acordo com investigações, Johny Bravo assumiu a liderança do tráfico da Rocinha após a intensa guerra entre os rivais Antônio Bonfim Lopes, o Nem, e Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, em 2017.
A Rocinha, no Rio, é o maior aglomerado subnormal do país, com 25.
Heliópolis
Heliópolis