O uso de cocaína não torna nem a mulher e nem o homem infértil, de forma que uma usuária de cocaína tem a capacidade de engravidar. O uso de cocaína e outras drogas traz vários riscos por si só, e durante a gestação os riscos são ainda maiores, havendo inclusivo maior risco de aborto e complicações.
As drogas causam alterações em neurotransmissores, no cérebro, envolvidos no controle da ejaculação. O álcool e a nicotina causam alterações vasculares que dificultam a ereção. A cocaína e maconha, se usadas em altas doses, derrubam a libido. Também é esse o efeito de drogas sintéticas, como o ecstasy e o LSD.
Sinais físicos
As pessoas também podem parecer anormalmente hiperativa, visto que a droga causa sensação de euforia, velocidade e confiança. A pessoa fica muito feliz sem nenhuma razão ou estão em um ritmo acelerado. O sujeito pode falar mais rápido ou rir o tempo todo, mas em alguns casos, podem ficar agressivos ou violentos.
Como ajudar um dependente químico na família?
Qual a melhor forma de ajudar um dependente químico?
Os efeitos do abuso de drogas em membros da família, como crianças, também se estendem às finanças. O dano financeiro do vício pode levar a uma criança ser sub-educada e desnutrida. Filhos de alcoólatras e outros usuários de drogas também podem crescer em um lar altamente instável.
Assim, o uso ou o abuso de substâncias psicoativas, sejam estas lícitas ou ilícitas, provocam alterações que podem prejudicar a saúde e causar dependência e destruição tanto no terreno físico quanto nos aspectos psicológicos e sociais da vida do indivíduo e de seus familiares.