Assim como todas as plantas medicinais, a ora-pro-nóbis possui propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como agente detox, auxiliando na limpeza do organismo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como anti-inflamatório natural.
Os ramos, porte arbustivo. As folhas, em Belém do Pará. As flores, muito ornamentais. Por fim, há a Pereskia grandifolia, ou ora-pro-nobis rosa, que difere-se das outras pelo tamanho, pelas folhas grandes e pelas flores rosadas, além de espinhos com mais de 5 centímetro.
Falo da planta que por misteriosa razão se conhece no Brasil como “ora-pro-nobis” que, em latim, significa “rogai por nós”.
O seu consumo ajuda a dar mais saciedade e, além de tudo, as suas folhas são recheadas de nutrientes essenciais para a nossa saúde.
Como consumir Ora-pro-nóbis?
Ingredientes para a ora-pro-nóbis refogada Descasque e esprema (ou pique o alho). Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e refogue o alho. Adicione a ora-pro-nóbis e cozinhe até ficar macia. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Da família das cactáceas, a ora-pró-nobis (Pereskia aculeata) tem origem nas Américas e é uma planta trepadeira, podendo ser cultivada em vasos (do tipo cuia) e no solo, tendo alambrados ou outro tipo de estrutura para se apoiar.
Corte cada estaca com 20 centímetros de comprimento e enterre um terço dele em substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra de esterco curtido. Após o enraizamento, transplante as mudas para o local definitivo. -pro-nóbis pode ser usada como cerca viva, ornamentação e para consumo das folhas.
ORA-PRO-NOBIS: DE FLORES BRANCAS E COR-DE-ROSA.
Se o cultivo for em vaso, é muito importante que ela tenha uma boa drenagem (você pode usar argila expandida ou brita no fundo do vaso). Outra dica é que a a terra deve estar "soltinha", ou seja, não grudar quando for regada. Uma dica pra isso é misturar uma parte de areia para cada três partes de terra.
Apesar de serem excelentes fontes de cálcio, importante para a saúde dos ossos, seu consumo em paralelo com a refeição principal vai atrapalhar a absorção de ferro. Se você tem anemia, é bom evitar laticínios, como iogurte ou queijo, durante o almoço ou o jantar, que é onde costumamos consumir mais o mineral.