Tempo de tromboplastina parcialmente ativada também conhecida pelas siglas KTTP, PTT, TTPA ou TTPa, é um exame laboratorial que avalia a eficiência da via intrínseca na medição da formação do coágulo de fibrina.
Tempo de Tromboplastina Parcial ativado (PTTa) normalmente mede a via intrínseca da coagulação. É indicado nos casos de suspeita de deficiência de fatores da via intrínseca da coagulação, antes de intervenções cirúrgicas e no controle de terapêutica anticoagulante pela heparina.
A determinação de tempo de coagulação avalia a atividade dos fatores que participam do processo intrínseco da coagulação. Resultados normais, no entanto, podem ser obtida em pacientes com deficiência leve ou moderada de um desses fatores.
O coagulograma é um exame de sangue capaz de diagnosticar uma série de complicações hemorrágicas, já que ele avalia entre outras coisas, o nível de coagulação do sangue.
O INR é a relação entre o tempo de protrombina do doente e um valor padrão do tempo de protrombina. Reflete o tempo necessário para o sangue coagular relativamente a um valor médio.
O RNI é um exame que deve ser realizado para verificar o efeito da varfarina no sangue. * Se o resultado do RNI estiver baixo, o sangue está “grosso” e pode formar coágulos. * Se o resultado do RNI estiver alto, o sangue está “ralo” e você pode ter sangramentos.
O exame mais utilizado, na prática clínica, para controle da anticoagulação oral é o tempo de protrombina (TP) com a razão de normatização internacional (RNI ou INR).
O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (IIN, RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação.
O efeito anticoagulante da varfarina é monitorado calculando-se a Razão Normalizada Internacional (RNI) — uma razão entre o tempo de protrombina do paciente e o tempo de protrombina normal médio (Hirsh et al., 2001).
O cálculo do INR é realizado pela formula: INR= (TP do plasma do paciente/TP do pool plasmas de indivíduos saudáveis)ISI, onde ISI (Índice de Sensibilidade Internacional) é um fator de correção oriundo da comparação entre os resultados de TP obtidos com tromboplastina do fabricante e da OMS.
Os resultados do Tempo de Protrombina (TP) podem ser expressos em Atividade% do normal ou em RNI (Relação Normalizada Internacional). RP = Tempo em segundos (TP) do plasma do paciente dividido pelo Tempo em segundos (TP) do plasma de referência.
Anticoagulantes Pessoas que usam anticoagulante do tipo cumarínico, como Marevan ou Coumadin, só podem passar por uma cirurgia após a sua suspensão, sendo necessário que os níveis de coagulação, avaliados pelo exame INR estejam dentro da normalidade.
A heparina não-fracionada deve ser suspensa 6 horas antes da cirurgia e a heparina de baixo peso molecular deve ser suspensa 24 horas antes; Checagem de INR: Checar INR antes da cirurgia, que deve estar abaixo de 1,5 (1,2 para procedimentos neurocirúrgicos);