Branqueie as folhas. Ferva-as por dois minutos e meio. Trabalhe em lotes se tiver mais folhas do que o que cabe na panela e deixe a água voltar a ferver antes de colocar mais folhas. Branquear os vegetais dessa maneira mata as enzimas e as bactérias que podem destruir a cor, o sabor e os nutrientes deles.
Para branquear um alimento, você o colocará em uma panela com água fervente, fechará com tampa e quando a água voltar a ferver, você irá destampar parcialmente.
Para branquear ferva uma panela com água e mergulhe as cabeças de brócolis por dois minutos. Depois disso, retire as cabeças cuidadosamente e as mergulhe em um recipiente com água gelada. Também aguarde cerca de dois minutos para tirar o brócolis de lá e escorra.
Cozinhe o espinafre por cerca de 30 a 40 segundos até ele ficar com uma cor verde brilhante. Quando a água começar a ferver, coloque o espinafre na água usando uma escumadeira e conte 30 segundos. O espinafre estará pronto quando ficar com uma cor verde bem brilhante.
Significado de Branquear verbo transitivo direto e pronominal Tornar limpo: branquear uma roupa. verbo intransitivo Possuir cãs, mechas brancas no cabelo; encanecer: com o tempo, branqueou. Etimologia (origem da palavra branquear). Branco + ear.
Já os alimentos mais "duros" como batatas, abóbora, beterraba, nabo, cenoura, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas levam de 2 a 3 minutos na água fervente. O truque é retirar os vegetais da água ainda firmes e quando eles estiverem com a sua cor bem intensificada.
Como branquear o alho? Mergulhe o alho numa panela com água fervendo por 1 minuto. Após esse período, retire o alho e mergulhe numa tigela com água e gelo.
Instruções
Espalhe as batatas em uma forma, sem sobrepor, e leve ao freezer por, no mínimo, 24 horas. Ao fim desse tempo transfira as batatas congeladas para um saco plástico e conserve no freezer por até 3 meses. Na hora de cozinhar as batatas, retire-as do freezer e, sem esperar descongelar, frite em óleo bem quente.
A batata "rösti" é uma receita da culinária suíça, que consiste em ralar batata crua ou cozida e fritá-la em manteiga ou outra gordura. Congelá-las para uso posterior é rápido e fácil, o que é ideal para famílias muito ocupadas, pois é possível tê-las prontamente disponíveis para uma refeição rápida.
Amasse as batatas para fazer o purê - use leite e manteiga/margarina se preferir, mas nunca gordura vegetal. Deixe esfriar completamente e, em seguida, guarde em saquinhos de congelar alimentos – muitos preferem aqueles com fechamento em zíper. Remova o excesso de ar e leve ao congelador!
BATATA - muita gente não recomenda o congelamento. A minha experiência é a seguinte: purê de batata e escondidinho congelam perfeitamente. Batata cozida na carne de panela ou no picadinho, também dá certo.
Quando precisar descongelar uma porção, basta colocar uma porção em um pote próprio para micro-ondas e cobrir com filme plástico. Leve ao micro-ondas por cerca de 5 minutos em potência baixa, mexendo de vez em quando, até que o purê fique macio novamente.
4 dias
Coloque o purê de batatas em uma panela e acrescente um pouco de leite e uma colher (café) de manteiga ou margarina e vá mexendo até esquentar. Assim ele ficará cremoso novamente e com aspecto e gosto de purê novinho.
A cor também: se a superfície estiver amarronzada ou esverdeada, descarte.
GASTRONOMIA. Para quem está de dieta, um purê light é uma ótima opção para substituir o arroz de todo o dia, sem contar que é um delicioso acompanhamento para peixes, frangos e carnes. Além do famoso purê de batata, há receitas de purê de beterraba, couve-flor e até de banana da terra.
Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz. ... As maneiras mais saudáveis de consumir a batata são cozida, assada ou em forma de purê.
Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. “Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”.
Batata inglesa Entretanto, a batata inglesa é mais calórica que a batata doce e a batata yacon, e como é composta em grande parte por carboidratos, seu consumo deve ser moderado.
De acordo com Vanessa, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. ... Por outro lado, a batata inglesa, apesar de ter maior índice glicêmico, possui menor carga glicêmica e isso faz muita diferença.
A batata doce ganha em quantidade de vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e sódio e possui mais fibras. Já a batata inglesa possui menos calorias, mais proteína, potássio e niacina e menos gordura.
Essa raiz é rica em carboidratos, fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas do complexo B. Além disso, ajuda a controlar a diabetes, conforme explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Rosanna Caterina.
Estabelecidas as diferenças que levam as pessoas pensarem se tratar da mesma coisa, a yacon é facilmente encontrada em feiras e mercados. Originária dos Andes, ela é úmida, macia e adocicada, de sabor parecido ao de uma pêra, embora a aparência lembre a batata doce.