As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.
Chá de Catinga de Mulata. A catinga de mulata é uma planta que pode ser utilizado por adultos e crianças através de uso externo e em forma de chá. Seu uso é indicado como vermicida, mas também possui outras propriedades medicinais. Planta com sabor neutro que dever ser tomado sem adição de açúcar.
Muitas famílias, sobretudo nas comunidades rurais, mantém o hábito de fazer chás e expectorantes para curar ou controlar infecções intestinais, diarreias, gripes fortes ou catarro. A ocorrência desta espécie se dá principalmente em solos pedregosos, mas adapta-se a muitos outros tipos de solos./span>
Os flavonoides têm várias funções na planta como defesa da planta contra patógenos e outros tipos de agressão e atividade anti-inflmatória, o que pode ou não explicar o uso popular da desinchadeira (seu uso como remédio exige mais estudos).
A planta toda (folhas e raiz (rizoma)) é usada popularmente como: antitérmica, anti-diarreia, febrífuga, tônica amarga, aromática, eupéptica, emenagoga, sendo empregada contra dispepsia e envenenamentos em geral, colites, enterites, fraqueza geral e febres intermitentes.
É uma planta originária do Amazonas, com nome científico de Justicia calycina e em alguns municípios é utilizada no tratamento da saúde da mulher, indicado para infecção e inflamação ginecológica e hemorragia pós-parto. Pesquisas já comprovaram a eficácia da planta como anti-inflamatória./span>
- 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 4 - 5 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
Conhecida cientificamente com o nome Tithonia diversifolia, a Mão de Deus é uma planta herbácea muito utilizada na medicina popular para vários tratamentos. ... O chá da planta é também utilizado para tratar diarreias, dores de cabeça, malária, ascaridíase, febre e hepatite.
Para fazer o chá, basta colocar as folhas picadas em água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menso 2 xícaras por dia.
Suas folhas são pecioladas sagitadas, com alguns recortes pouco profundos. No paisagismo, é bastante utilizada para cobrir rapidamente cercas, treliças e pergolados, assim como esconder estruturas e objetos indesejados. Devido ao potencial invasivo é considerada planta daninha em determinadas situações.
Conhecida como “bem-me-quer, mal-me-quer”, a calêndula é uma erva da família das margaridas. Suas propriedades mais importantes são aquelas de ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e capazes de aliviar os sintomas da TPM. Ainda, possuem efeito calmante, ajudam a amenizar alergias e a regular o ciclo menstrual./span>
A Calendula officinalis é uma planta anual, muito rústica, de climas frescos a temperados. São plantas herbáceas de crescimento rápido, que podem crescer entre 25 a 71 cm de altura. Os caules são semieretos e pilosos e as folhas são alabardinas alongadas e cesseis, cobertas por uma densa pilosidade./span>
O óleo de calêndula possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas que podem torná-lo útil na cicatrização de feridas, alívio de eczema e assaduras causados pelo uso de fraldas. Ele também pode ser usado como antisséptico. Além disso, ele pode melhorar a aparência da pele.
A cor do sol intenso, da energia, da explosão de força movimentadora. Ao mesmo tempo é leve e muito agradável nos banhos e amacis, em que é usada no seu aspecto religioso e magístico para estimular a energia em pessoas com apatia. Na associação com outras ervas aumenta a permanência da vibração conjunta do preparo.
Combate infecções e inflamações na pele Além de estimular a cicatrização, a calêndula também pode ser utilizada para complementar o tratamento de feridas infectadas, já que possui uma forte ação antimicrobiana, capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas./span>
Banho de assento de calêndula – coloque duas colheres de sopa de flores de calêndula secas em dois copos de água. Ferva durante cinco minutos e deixe a infusão arrefecer antes de fazer o banho de assento./span>