O espectro no infravermelho é baseado nas vibrações moleculares, mede diferentes tipos de vibrações entre átomos de acordo com suas ligações interatômicas, observando-se a absorção ou espalhamento dessa radiação. O objetivo da espectroscopia de absorção no IV é a determinação dos grupos funcionais de um material dado.
A luz infravermelha tem menos energia do que o vermelho, azul, verde ou qualquer cor que conhecemos no espectro visível, por isso ela não pode excitar os fotorreceptores em nossos olhos. ... Neles, dois fótons de luz infravermelha se combinam para excitar uma molécula fluorescente em uma amostra, fazendo-a brilhar.
Ao acionar um diodo emissor de luz (LED), como se faz ao pressionar um botão de um controle remoto, gera-se radiação na faixa espectral do infravermelho. Quando visualizado por nós, aparentemente nada acontece, já que não enxergamos a radiação emitida pelo LED. Estamos diante de uma radiação invisível.
Nas proximidades de uma fogueira, por exemplo, percebemos a radiação infravermelha como calor porque nossos corpos absorvem essas ondas eletromagnéticas, Muitos materiais, na verdade, absorvem infravermelho numa larga faixa de comprimentos de onda, o que provoca um aumento na sua temperatura.
1017 nm, apresentam baixa energia, e sua recepção e transmissão são feitas por antenas. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas, ou seja, são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si.
Esse tipo de transmissão pode acontecer em tempo real porque as ondas eletromagnéticas viajam pelo espaço com velocidade aproximada de m/s ou 300.
O rádio AM usa modulação de amplitude e é a forma mais simples de transmissão de rádio. Para entender a modulação de amplitude, considere uma transmissão constante de sinal (ou onda) a 1000 kHz na banda AM. ... Este sinal constante produz apenas ruído, até ser modulado com informações, como voz ou música.