A Matriz SWOT funciona montando inicialmente um inventário de todas as forças e fraquezas internas da organização. Por exemplo, um atendimento de primeira é uma força de sua empresa, uma vez que além de ser um ponto positivo, ela possibilita sua influência direta, seja em treinamento ou metodologias.
Alguns dos objetivos da Análise SWOT Efetuar uma síntese das análises externas e internas. Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação. Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências. O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise F.O.F.A.
A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para planejamento estratégico. Quando analisados, esses elementos proporcionam um panorama completo sobre as potencialidades e fragilidades da empresa, assim como do ambiente ao seu entorno.
A análise SWOT é um método utilizado para posicionar ou verificar a melhor estratégia para uma empresa, de acordo com o seu ramo de atuação. O método, por ser simples, auxilia no desenvolvimento de análises de cenários ou de ambiente, seja para a abertura de uma pequena loja, ou uma gestão de uma multinacional.
Para que serve este método? Lançamento de produto ou serviço: Na hora de montar uma estratégia para lançar um novo produto ou serviço, o gestor pode utilizar a análise SWOT para entender melhor os ambientes internos e externos da empresa para saber qual o melhor caminho para atingir o seu público alvo.
A análise de ambiente pode ser dividida em análise de ambiente interna e externa onde: Analise do Ambiente Interno vai determinar suas forças e fraquezas. Analise do ambiente Externo vai definir as ameaças e oportunidades do negócio.
Ao utilizar a Matriz SWOT, temos as análises divididas em duas grandes óticas: ... Análise do ambiente externo: já as Oportunidades e Ameaças são fatores externos a organização e não temos como manipulá-los diretamente. Mas nem por isto sua empresa deve deixar de monitorar as oportunidades e ameaças.
Quais são as ameaças e oportunidades?”. Como vimos, essa análise dá uma visão mais ampliada de fatores externos que podem influenciar o negócio. O ideal é que ela seja utilizada juntamente com a Matriz Swot, que pode ser preenchida com as ameaças e oportunidades detectadas na Análise Pestal.
A análise PESTAL, que começou sendo aplicada como análise PEST, é uma ferramenta que faz parte do planejamento estratégico SWOT. ... Tecnológico, com as ferramentas e serviços que independem das condições da empresa para serem utilizados; Já no PESTAL (AL) foi adicionado o Ambiental e Legal.
Os fatores Legais dizem respeito ao enquadramento legal mais diretamente ligado à atividade. É o caso, por exemplo, da proteção do consumidor, da regulação da concorrência, da segurança alimentar, do desemprego, etc.
Passos para fazer uma análise PEST
Como fazer uma análise PEST
Os quatro passos da análise - principiantes 1. Crie uma hipótese e defina o objeto 2. Obtenha os dados e faça os cálculos 3. Cheque a hipótese 4.
O macroambiente de uma empresa pode ser entendido por meio de um conceito simples. Esse é o ambiente que não está no controle da empresa, ou seja, que é externo a sua companhia....Entre as principais delas, estão:
O macroambiente nada mais é que as forças ambientais externas a empresa, as quais a organização não possui controle, porém podem e devem monitorá-las e adaptar-se as mesmas. Chamadas de PESTN´s, são as forças políticas, legislativas, econômicas, sócias/culturais/demográficas, tecnológicos e naturais.
Portanto, para realizar uma análise de ambiente, é preciso seguir os seguintes passos:
Representa a elaboração do diagnóstico. A análise macro ambiental externa tem como objetivo todos os fatores externos a organização. ... Estudo as forças da sociedade que afetam o meio de hospedagem e todos os demais aspectos externos a organização.
O Macroambiente diz respeito à tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O Macroambiente representa oportunidades e ameaça para o negócio.
A análise de ambiente é o processo de identificar as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas tanto do meio externo como interno, que podem interferir na atuação da empresa, no cumprimento da sua missão e na capacidade em atingir as metas propostas.
Dessa forma, para fazer a análise de microambiente empresarial será preciso levar em consideração as informações do setor de produção, do setor comercial, do RH e o marketing; mas, também, as relações com os fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes e os públicos.
Macro-ambiente envolve processos, atividades, instituições e resultados de marketing, no nível da sociedade (Global e Nacional), já o micro-ambiente estuda os processos e atividades de marketing a níveis organizacionais, de produto ou de marca.
A análise de microambiente, dessa forma, seria um procedimento para verificar as suas estratégias em relação a essas variáveis. Assim, é possível melhorar o posicionamento da sua companhia dentro do mercado, ultrapassando a concorrência.
Portanto, a diferença entre microambiente e o macroambiente empresarial é que no primeiro fazem parte à empresa e o mercado. ... Ao passo que, no macroambiente empresarial todas às variáveis são incontroláveis, uma vez que as empresas e os mercados não têm controle sobre as ações que ocorrem nesses ambientes.
O Macroambiente de Marketing de uma empresa consiste no conjunto dos agentes e das forças exteriores ao Marketing que afetam a habilidade da administração de Marketing de desenvolver e manter relações bem sucedidas com os consumidores-alvo. O ambiente de Marketing oferece oportunidades e ameaças.
Este é composto pelas forças e agentes que estão próximos à empresa e muitas vezes alteram sua capacidade competitiva. Fazem parte do microambiente de uma organização: política interna da empresa, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.