Hemorroidas. Hemorroidas são estruturas anatômicas normais formadas por vasos sanguíneos comunicantes situados na parte interna do canal anal. Quando esses vasos aumentam de tamanho e inflamam surge a doença hemorroidária, que pode ser interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus.
As hemorroidas internas correspondem às veias dilatadas dentro do reto e que não são observadas no ânus, sendo diagnósticas muitas vezes quando se observa a presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico ao defecar, coceira e desconforto no ânus, o que dificulta a ida ao banheiro.
Para tratar a trombose hemorroidária o médico pode recomendar:
A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente. Alguns profissionais fazem uma incisão para a remoção do trombo sob anestesia local nos primeiros dias do evento trombótico.
Geralmente, a trombose hemorroidária é mais frequente em pessoas que têm prisão de ventre e durante a gravidez, mas também pode surgir devido a outras situações que aumentem a pressão abdominal, como esforços exagerados na academia, por exemplo.
As pomadas mais usadas são:
Os medicamentos mais usados para o tratamento de trombose são: