Escola jônica: surgida na região da Jônia, atual Turquia, foi palco para o primeiro filósofo, Tales de Mileto. Também a compuseram os pensadores Anaximandro, Anaxímenes, ambos de Mileto, e o filósofo Heráclito, da cidade de Éfeso.
(1) Pertencente ou relativo à antiga Jónia ou aos Jónios. (2) Diz-se de um dos dous dialetos literários da Grécia antiga, falado nas ilhas e colónias gregas. (3) Aplica-se a uma das ordens de arquitetura grega caracterizada por colunas com capitéis ornados de volutas.
Foi em Mileto, na Jónia, que esta escola se desenvolveu. Os filósofos desta escola procuravam investigar os primeiros princípios, partindo da observação da natureza. O que lhes interessava era essencialmente o problema cosmológico, aparecendo aí o homem apenas como um ser entre os outros que constituem a natureza.
Pitágoras de Samos
Pitágoras ficou conhecido também como o "filósofo feminista", visto que na escola haviam muitas mulheres discípulas e mestres." Ainda segundo a Wikipedia, Pitagóras viveu entre o período de 570 à 490 antes de Cristo. E foi provavelmente durante o período de 530 ac que Pitagóras fundou a Escola Pitagórica.
Pitagorismo. Segundo Pitágoras, os números são a base da vida na terra. A partir dessa primícia, surge o Pitagorismo (ou Escola Pitagórica), sendo os pitagóricos seus seguidores, dos quais se destacam: Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa.
“A finalidade da vida é libertar a alma do corpo”. Essa afirmação, um tanto estranha aos olhares modernos, é a herança da cultura órfica na Grécia antiga que teve acabamento com Pitágoras de Samos. ... A teoria da reencarnação das almas e a metempsicose são os pontos chaves da crença no aperfeiçoamento ou evolução da alma.
Em Crotona, Pitágoras deu início à sua escola, que tinha como ponto de partida estudar Matemática, Filosofia e Ciências naturais. A escola, por sua vez, também é conhecida como seita, irmandade, ou fraternidade pitagórica, pois além dos estudos, seguiam mandamentos e rituais até então secretos.
A tabuada é uma representação em forma de tabela utilizada para fazer cálculos das operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela contempla os dez algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, que são apresentados por colunas e linhas definidas de acordo com o tipo de cálculo que será feito.
Multiplicar uma coluna de números por um número constante
Tabuada de Multiplicação Ou seja, 9 + 9 + 9 + 9 + 9 = 45. ... Obs: Lembre-se que todo número multiplicado pelo zero (0) é sempre zero, por exemplo, 0 x 5 = 0. Além disso, todo número multiplicado por 1 será ele mesmo, por exemplo: 1 x 4 = 4.
Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:
Cada competidor coloca seu marcador na casa de saída. O objetivo do jogo é avançar na tabela, linha por linha, até chegar à linha de chegada. Para isso, cada jogador, na sua vez, pega uma cartinha e diz para os colegas o resultado da tabuada sorteada.