Os melanócitos são células dendríticas que produzem a melanina, essas células são encontradas entre a junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além dessa célula estar presente na pele, ela também se apresenta em nossa retina.
A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
A melanina é o principal pigmento que confere a coloração da pele. A síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase, na presença de cobre. ... A enzima responsável pela síntese de melanina é a tirosinase.
"O ideal é ingerirmos bastante alimentos que contenham Betacaroteno e Licoteno uma semana antes de tomar sol", diz. Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
Para bronzear rápido Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de urucum e uma colher de sopa de margarina; Leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos, retire e deixe esfriar; Em seguida, misture bem os ingredientes até ficar com a consistência de um óleo corporal.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Utilize ativos iluminadores e clareadores Outra ótima opção para clarear manchas é o Ácido Kójico, que não é fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.
Como tirar: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a pele afetada. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
Ácido natural para clarear manchas na perna “A água do arroz é rica em ácido Kójico, um poderoso clareador que pode ser utilizado em toda a extensão do corpo. Faça compressas com a água do arroz nas áreas escurecidas por 20 minutos, em dias intercalados”, ensina a biomédica.
Como tirar manchas de picadas de mosquitos na perna ? Existem diferentes formas de tratamento, uma delas é o uso de cremes com poder de clareamento. Pode também ser feito peelings. Procure um dermatologista apara avaliar o melhor tratamento no seu caso.
A limpeza com água e sabonete é capaz de remover sujeira, mas não remove Terra firma-forme. A limpeza realizada com pressão firme de uma gaze embebida em álcool isopropílico remove esta condição e, caso recorra, este procedimento poderá ser repetido.
O processo é parecido com o de descoloração dos pelos, no qual se utiliza água oxigenada de 20 volumes misturada ao pó descolorante sobre a pele para eliminar as manchas do corpo.
“A água oxigenada quebra a melanina – por isso que tem gente que usa no cabelo ou nos pelos do corpo, que realmente ficam mais claros, mas também bastante estragados e enfraquecidos”, diz Cordeiro. “É muito abrasiva, altamente irritante para a pele.
Deve-se usar água oxigenada volume 20, porque quanto maior o volume, maior o risco de irritação.
Com a pele já hidratada, é hora de começar o banho de lua. Aos poucos, adicione água oxigenada ao pó descolorante até conseguir uma mistura cremosa e firme. Usando luvas e um pincel, passe o preparado nas partes do corpo que irá descolorir. Deixe agir de 5 a 10 minutos.
Passo a passo do banho de lua Primeiramente, se faz a descoloração dos pelos. Mas, antes de começar, aplique um creme de parafina antes do produto descolorante, assim você evitará coceiras e ardência. Feito isso, aplique a mistura de peróxido de hidrogênio.
É muito importante fazer uma esfoliação da pele antes do banho de lua, pois isso ajuda a retirar as células mortas, melhora a circulação do local e deixa a pele nutrida e pronta para receber os próximos passos. Você pode utilizar um esfoliante em creme, em sabonete ou fazer uma misturinha caseira de mel+aveia.
Confira abaixo as principais maneiras utilizadas para descolorir os pelos: