Basicamente as pessoas a utilizam para problemas renais. Possui ação diurética, é muito indicada para pedras nos rins e até mesmo infecção urinária. Como apresenta uma ação depurativa, pode ser empregada para uma série de doenças, como úlceras cutâneas, doenças de pele, urticária e eczemas.
Panaceia (Panákeia) é uma palavra de origem grega que significa, em tradução literal, todo remédio. Na medicina milenar indiana Ayurveda, ela é preparada a partir de uma mistura de especiarias capazes de estimular a excreção de toxinas acumuladas no organismo, fortalecendo assim a imunidade.
Modo de Preparo DICA: A especialista lembra que o melhor horário para começar é pela manhã, ainda em jejum, garantindo, dessa forma, a melhor absorção dos nutrientes e aproveitamento das propriedades medicinais. Para as crianças, dilua essa quantidade em 200ml de água e ofereça 1 colher de chá, de hora em hora.
O chá de quebra-pedra pode ser utilizado no combate à cólica renal e para ajudar a eliminar pedras no rim. Deve-se ingerir 1 litro do chá por dia por no máximo 2 semanas. O ideal é que o chá seja tomado sem açúcar, pois o composto pode alterar as propriedades medicinais da planta.
Não há efeitos colaterais importantes relatados pelo uso de chá de quebra-pedra. No entanto, não se deve consumir mais do que quatro xícaras do chá por dia sob risco aumentado de intoxicação ou outro problema relacionado ao consumo do chá.
O chá impede a agregação dos cristais de oxalato de cálcio, componente químico mais comum dos cálculos renais. Na prática, as infusões de folhas de quebra-pedra param o processo de crescimento das pedras já existentes e evitam a formação de novos cálculos", reforça a nutróloga Marcella Garcez.
Chá de quebra-pedra equilibra pressão arterial A bebida, que pode ser consumida quente ou fria, ajuda ainda no controle da hipertensão. Isso porque o chá de quebra pedra é rico em uma substância chamada geranina, que consegue reduzir a elevação da pressão arterial no organismo.
O chá de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas, existem outras que também ajudam no tratamento como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.
Por esse motivo, o uso de chás durante a gravidez deve ser feito com muito cuidado, já que podem afetar o corpo da gestante e prejudicar o desenvolvimento do bebê....Plantas medicinais proibidas na gravidez.
Desta forma, alguns remédios caseiros para eliminar pequenas pedras na vesícula são: