América do Sul
Guarani
Brasil, berço dos maiores aquíferos do mundo: saiba quais são eles. O Brasil possui dois dos maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Alter do Chão. Outros também merecem destaque, como o Cabeças, o Urucuia-Areado e Furnas.
Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo. Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.
A região da Amazônia é enorme: ela ocupa mais de 60% de todo o território brasileiro. Mas o que pouquíssima gente sabe é que abaixo dela existe uma quantidade gigantesca de água doce.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade ...
Resposta. Águas subterrâneas são águas que se infiltram no solo e penetram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo atingindo o nível da zona de saturação, constituindo-se em um reservatório de água subterrâneas (aquíferos), suscetíveis de extração e utilização.
Estas águas podem ser classificadas em aquíferos e lençóis freáticos. Os aquíferos, são formados pelos conjuntos de água que foram acumulados na formação geológica do planeta, enquanto os lençóis freáticos são alcunhados de "água do solo", por estarem presentes subterraneamente.
As águas subterrâneas são identificadas em dois tipos: o freático e o artesiano. O mundo enfrenta grandes problemas relacionados à escassez de água. ... A segunda é denominada de zona saturada, nesse caso a água se encontra armazenada em grande quantidade, formando uma espécie de rio subterrâneo.
A captação das águas subterrâneas constitui uma parte fundamental dos sistemas de abastecimento de água necessários a qualquer tipo de utilização, pelo que é fundamental adaptar o método à origem da água na natureza, com recurso a métodos geofísicos, levantamentos geológicos, estruturais e hidrogeológicos, entre outros ...
Resposta: É toda aquela água que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos. [1] As águas subterrâneas são formadas pelo excedente das águas das chuvas.
As águas subterrâneas podem ser extraídas por poços ou pelo aproveitamento das nascentes, ponto em que os aquíferos interceptam a superfície. ... Estima-se que há mais de 2,5 milhões de poços tubulares no país e são responsáveis por extrair 17.
Logicamente a retenção hídrica não ocorre de forma uniforme, há áreas onde grandes espaços permanecem vazios, o nível de profundidade varia a depender das variações climáticas, da topografia da região, da facilidade e permeabilidade das rochas.
Parte da água, seja proveniente de chuvas, de rios, de lagos, ou derretimento da neve, infiltra-se no solo ocupando, juntamente com o ar, o espaço entre os fragmentos que o compõe. Esta água constitui o chamado lençol freático. O lençol mais profundo de água é denominado lençol artesiano.
1000 metros
As águas subterrâneas podem ser extraídas por poços ou pelo aproveitamento das nascentes, ponto em que os aquíferos interceptam a superfície. No Brasil, grande parte das águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos ou semiartesianos), que foi objeto do estudo em questão.
O ciclo se inicia quando o sol aquece e evapora a água dos oceanos, rios, lagos e solos. ... Nessa região do sub-solo todos os poros da formação sedimentar, as fissuras das rochas, enfim os espaços vazios são preenchidos com água, constituindo aquilo que se denomina de Água Subterrânea.
- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada. - 3% de água doce está distribuída da seguinte forma: - 29,7% aquíferos; ... - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d'água, etc.).
Lençol de água subterrâneo, formado pela infiltração da água das chuvas no solo, e que ocupa os seus poros e as fendas de rochas. Essa água infiltra-se no solo até atingir uma camada de material impermeável.
O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
Os lençóis freáticos ficam na camada imediatamente acima da camada impermeável do solo. Explicação: O lençol freático é a camada do solo onde se acumulam águas subterrâneas, formada pela infiltração da água da chuva no solo.
Assim, aquífero é uma unidade geológica saturada que fornece água a poços e nascentes. Aquífero freático, ou livre, ou lençol freático, é aquele em que a água se encontra livre, com sua superfície sob atuação direta da pressão atmosférica.
Lençóis freáticos localizados próximos a lixões ou a aterros sanitários irregulares (áreas que recebem lixo sem o devido controle) podem ser contaminados com fluidos provenientes do lixo, como o chorume. Ao infiltrarem-se no solo, esses fluidos alcançam os lençóis freáticos, contaminando-os com bactérias.