Nomes das vistas A vista representada no plano lateral é denominada de vista lateral esquerda (pois estamos observando o modelo pelo lado esquerdo). Lembrando que esse tipo de representação está no primeiro diedro de projeções.
Por exemplo, nos Estados Unidos é mais difundido o uso do 3º diedro; nos países europeus é mais difundido o uso do 1º diedro. No Brasil é mais utilizado o 1º diedro, porém, nas indústrias oriundas dos EUA, da Inglaterra e do Japão, poderão aparecer desenhos representados no 3º diedro.
Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3o diedro.
4. Qual sistema de projeções é utilizado no Brasil e nos EUA respectivamente? 2º e 4º diedro respectivamente.
A projeção que aparece no plano 1 (Plano vertical de origem do 1º diedro) é sempre chamada de vista de frente. Em relação à posição da vista de frente, aplicando o princípio básico do 1º diedro, nos outros planos de projeção resultam nas seguintes vistas: ▪ Plano 1 – Vista Frontal – mostra a projeção frontal do objeto.
É denominado Projeção Ortogonal (do grego ortho = reto + gonal = ângulo), pois os raios projetantes são perpendiculares ao plano de projeção. perpendicular ao plano de projeção, a projeção resultante é uma linha. ... projeções resultantes são constituídas de figuras iguais.
A projeção ortogonal da trajetória dos pontos A e B, sobre o plano do chão da gangorra, quando esta se encontra em movimento, é: Observe que a trajetória dos pontos A e B são partes de uma circunferência. Para quem olha de cima, o ponto B, por exemplo, move-se em linha reta para trás e, depois, para frente.
Essa projeção do objeto é o que chamamos popularmente de vistas. Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.
O croqui não pode ser feito de qualquer maneira e muito menos sem seguir as normas de desenho técnico. É recomendável manter as proporcionalidades na execução do desenho e também é importante seguir as normas técnicas aplicadas para facilitar a sua interpretação.
O profissional que planeja a peça é o engenheiro ou o projetista. Primeiro ele imagina como a peça deve ser e depois representa suas idéias por meio de um esboço, isto é, um desenho técnico à mão livre. O esboço serve de base para a elaboração do desenho preliminar.
É comum associar-se o Desenho Técnico apenas à execução precisa por meio de instrumentos (régua, compasso, esquadros, etc.), mas ele pode, também ser executado à mão livre ou por meio de computadores.
A POSIÇÃO CORRETA PARA DESENHAR Quando o tamanho é maior a vista já não incide perpendicularmente em todas as áreas do papel, e pode se cometer erros óticos ocasionados pelas deformações da perspectiva. Por isso, o ideal é trabalhar sobre uma prancheta regulável, cuja inclinação varie de acordo com o tamanho do papel.
O método mais comum de segurar um lápis – o mesmo que você provavelmente usa para escrever – é a pegada básica com três dedos. O polegar e o indicador formam um triângulo com o dedo médio, com a forma sendo apoiada pelo dedo anelar e mindinho.
– Ação de pintar – Para pintar um desenho é importante passar o lápis com leveza, não coloque força na ação porque poderá marcar a folha. – Direção – Ensine seus alunos a pintar sempre num sentido só, pode ser o desenho todo ou cada parte num sentido, o que não pode é pintar em vários sentidos na mesma parte.
Podemos usar, por exemplo, lápis H, B, 2B, 4B, 6B e até um 8B para sombrear o desenho. Como já foi explicado em outros posts aqui do blog, os lápis de desenho possuem gradações, onde o 10H é o mais claro / duro, e o 10B é o mais escuro / macio.
Use um toque leve para mesclar. Aplique o tortillion no mesmo aplicativo para cima e para baixo, para frente e para trás enquanto aplica seu lápis de grafite. Não pressione com força enquanto se mistura – isso apenas deixará o papel áspero e parecerá instável. Quanto mais leve o seu toque, mais suave será a sua mistura ...
Existem muitas ferramentas para ajudar a esfumar as marcas de lápis, como as cerdas secas de um pincel ou esfuminhos de papel. Você pode até usar os dedos, mas corre o risco de sujar todo o desenho. É melhor manter as mãos limpas e afastadas da superfície de desenho o máximo possível!
Papel Higiênico Para esfumar o grafite sobre o desenho, sempre indico os papéis mais macios. Estes produzem um resultado mais limpos e homogêneos no trabalho. A marca que eu sempre uso e indico é o “Neve, folha dupla”. Outra opção seria você também utilizar lenços de papel, pois estes também resultam o mesmo efeito.
Sombreando seu desenho. Determine a direção da fonte de luz. Essa fonte é o que determina onde as sombras mais escuras e os realces mais claros aparecem no desenho. As sombras estarão do lado oposto da fonte, enquanto os realces aparecem na mesma direção para a qual a luz está apontando.
Inicialmente a cor mais clara e, depois a cor mais forte com pouca pressão, para dar o efeito de sombreado. Deslize o giz de cera com movimentos na posição inclinada para direita com a cor mais clara e, em seguida, com a mesma cor, pinte com movimentos inclinados para a a esquerda, trançando a pintura.
Para aplicar a cor é só arrastá-lo sobre o papel com os dedos e o resultado vai depender da pressão aplicada. Quanto maior a pressão, mais forte e opaca a cor ficará. Com as pontas do giz é fácil controlar o resultado, desenhando linhas finas ou traços mais grossos, dependendo do objetivo do artista.