Esse processo ocorre nas arestas que formam as faces dessa figura geométrica. Por isso as arestas opostas são congruentes e duas delas também são paralelas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. O paralelepípedo tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.
Tem 8 vértices, 12 aresta, 6 faces e duas bases.
De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em:
Trata-se de um sólido geométrico formado por segmentos de reta paralelos cujas extremidades são polígonos também paralelos. ... Bases do prisma: pode ser qualquer polígono, como triângulos, quadrados, pentágonos, quadriláteros etc.
Prismas são poliedros que tem duas bases, que são polígonos iguais. Essas bases são conectadas por paralelogramos que chamamos faces laterais.Um poliedro é chamado convexo, em relação a uma de suas faces, se está todo contido no mesmo semi-espaço determinado por esta mesma face.
Poliedros (do latim poli — muitos — e edro — face) são figuras tridimensionais formadas pela união de polígonos regulares, na qual os ângulos poliédricos são todos congruentes. A união desses polígonos forma elementos que compõem o poliedro, são eles: vértices, arestas e faces.
Os prismas são poliedros formados por duas bases poligonais congruentes e paralelogramos “fechando” o sólido. As pirâmides são formadas por uma base poligonal e triângulos “fechando” o sólido. A figura a seguir mostra um exemplo de uma pirâmide e de um prisma.