A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células. A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais.
Organelas celulares
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos. ...
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. é por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').
Resposta. vantagem de possuir uma larva móvel é o aumento da variabilidade genética.
Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. ... Apresentam o corpo repleto de poros, daí o nome poríferos (do latim: porus = poro e ferre = possuidor).
Vivem sésseis, ou seja fixos no fundo do mar. São animais filtradores, portanto capturam seus alimentos filtrando a água do mar, que entra pelos poros que existem ao longo do corpo dos poríferos, passa pelo átrio, uma cavidade interior e sai pelo ósculo uma cavidade na parte superior.
Poríferos são animais em sua maioria marinhos. Vivem sésseis, ou seja fixos no fundo do mar. Já os cnidários é o grupo formado pelas anêmonas-do-mar, caravelas, hidras, corais e mãe da água (água viva).
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O nematocisto é originado pelo complexo de Golgi dos cnidócitos. O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.
Os cnidários, de modo geral, apresentam um tipo específico de célula chamada de cnidócito. Essas células estão em todo o corpo mas se concentram nos tentáculos. ... Valendo-se das substâncias produzidas, eles conseguem paralisar imediatamente os pequenos animais, que são trazidos pelos tentáculos.