“O paciente deve dormir da forma mais confortável possível. Ele deve elevar os membros inferiores com um travesseiro para trazer alívio e melhora do inchaço pós-operatório”, afirma o angiologista Bruno Constantin.
- repouso absoluto no leito nas primeiras 8 a 12 horas, de preferência com as pernas elevadas, colocando-se um calço no pé da cama de 10 a 15 cm. Dependendo da quantidade de varizes pode-se prolongar tal repouso por 24 horas.
Evitar expor-se ao sol constantemente. O recomendado é esperar as manchas roxas (hematomas/equimoses) desaparecem e as cicatrizes ficarem mais claras, para daí então poder expor a região operada ao sol. Evitar depilação, drenagem linfática e outros procedimentos estéticos no pós-operatório mais imediato.
quanto tempo leva pra sair as manchas da pele depois da cirurgia das varizes? Os hematomas pós-operatórios em geral 45 a 90 dias.
De acordo com as recomendações do cirurgião vascular, o paciente deve ficar em repouso, em casa, nas primeiras 24 horas após a cirurgia, retornar à rotina diária entre 1 e 2 dias, realizar atividades físicas depois de uma semana e não expor a pele ao sol por pelo menos 30 a 45 dias após o procedimento.
Em média, são necessárias de 6 a 8 semanas para que isso seja possível. No entanto, pacientes que realizam trabalho de reabilitação física tendem a ser liberados para o sexo depois da cirurgia um pouco antes.
A cirurgia de Varizes não é considerada uma cirurgia de risco. Com a evolução que a Medicina teve nos últimos 25 anos, o perigo de uma cirurgia de varizes, “considerada simples” é praticamente zero, desde que seja feita em um ambiente hospitalar e por um médico especialista.
Olá. A dor pós operatória não é normal , porém é esperada. O trauma cirurgico gera uma inflamaçao local que mantem a dor por um periodo. A dor sempre deve ser investigada pois algumas complicaçoes tambem podem gerar um aumento da mesma.
A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.
Saiba quando operar varizes....Devo operar minhas varizes?
Em média, três ou quatro sessões já proporcionam um resultado satisfatório, para este procedimento quase não existem contraindicações, mas é importante passar pela avaliação de um médico de confiança pois quem apresenta algum tipo de alergia ao remédio utilizado na escleroterapia com espuma, por exemplo, deve, no ...
Não há um limite de vezes que o tratamento pode ser realizado: sempre que detectamos uma veia ruim, esta deve ser eliminada, para evitar que o problema vire uma bola de neve e as complicações apareçam.
Microcirurgia de varizes com Anestesia Local É aplicado apenas anestesia local no trajeto das microvarizes. As microvarizes são retiradas por pequenas incisões, tão pequenas, que não necessitam pontos para cicatrizar. A cirurgia é feita com o auxílio de microganchos que retiram as veias a serem eliminanadas.
A cirurgia convencional envolve a retirada da veia, portanto são necessária incisões (cortes) na pele para que a safena seja removida. Os cortes para o tratamento da safena magna são realizados na virilha, onde a veia comunica-se com a veia femoral, e no tornozelo ou no joelho, dependendo de cada situação.
Se a veia safena não estiver doente, a cirurgia de retirada das varizes vai consistir na realização de incisões bem pequenas, de 1 a 2 mm, próximo às marcações das varizes. Através dessas incisões, o cirurgião irá puxar a veia com um instrumento parecido com uma agulha de crochê.
Os vasinhos nas pernas podem ser eliminados com o uso de cremes, remédios, ou com tratamento médico como a escleroterapia, onde se injeta uma substância glicosada que elimina o vaso sanguíneo afetado.
Para isso, o cirurgião precisa fazer um cateterismo na veia da perna, isto é, introduzir um cateter que vai viajar pelas veias até atingir o coágulo, e só então injetar o medicamento em uma quantidade muito menor, porém suficiente para dissolver o trombo.
A retirada da veia safena está indicada para tratar as varizes quando a veia safena está entupida devido a dilatação excessiva deste vaso, ou quando a veia safena já não funciona mais como deveria para fazer o retorno de sangue das pernas para o coração, sendo retiradas as veias safenas internas e externas.
Sendo assim, somente uma pequena parte do sangue passa pelas veias superficiais e por isso é que podemos retirar ambas as safenas e ainda as varizes colaterais de uma perna sem ter prejuízo no retorno do sangue.
Veias safenas. As veias safenas são as principais veias superficiais. A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.
Na insuficiência, ocorre um mau funcionamento nas válvulas venosas fazendo com que o sangue não retorne de maneira adequada pela veia comprometida. Neste caso o sangue flui literalmente na “contramão” pela veia doente.
As veias safenas são as principais veias do sistema venoso superficial para onde drenam todas as pequenas colaterais. Conduzem o sangue de baixo para cima. As safenas vão drenar em veias profundas: a veia femoral comum no caso da safena interna e a veia poplítea no caso da safena externa.
Sinais e sintomas da doença arterial periférica
O que é veia safena magna insuficiente? Quando dizemos que a veia safena magna apresenta refluxo ou é insuficiente significa que ela está doente.