O visagismo é o conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto. Maquiagem, cosméticos, tintura e corte de cabelo e design de sobrancelhas, por exemplo, são algumas das práticas adotadas. Para isso, é realizado um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa.
O Maquiador é o profissional responsável por preparar o rosto das pessoas por meio da aplicação de produtos de beleza, seja para eventos artísticos, teatrais ou ocasiões festivas.
Tanto na customização de um estilo pessoal, valorizando a autoestima das pessoas, quanto na construção de uma personagem, para cinema ou teatro, por exemplo. Na definição de uma identidade própria, o visagista pode orientar sobre corte, coloração e trabalhar a inteligência emocional das pessoas.
Assim, o sonoplasta é o responsável pela criação, pesquisa, gravação, finalização, sonorização e operação dos efeitos sonoros e músicas que o espetáculo necessita. É ele que, com criatividade e técnica, resolve os climas e efeitos propostos durante os ensaios ou rubricados no texto.
O cenógrafo projeta, coordena e cria a construção de cenários de produções diversas, como shows, peças de teatro, novelas, filmes, eventos e entretenimento como um todo. Entre suas funções, está idealizar e supervisionar a montagem de todos os ambientes da produção.
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. ... O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
O sonoplasta ou design de sons é responsável por realizar os efeitos sonoros especiais e todo o tratamento do audio, arranjos, escolha de trilhas sonoras e, em muitos casos, atua como locutor em emissoras de rádio e televisão.
Sonoplastia é o processo de gravação, obtenção, manipulação e criação de elementos de áudio. Esta técnica é uma parte fundamental em áreas como o cinema, televisão, teatro, espetáculos ao vivo, sound art, pós-produção e desenvolvimento de videojogos.
Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras - música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados, que se dividem em ruídos naturais e ruídos de efeito.
Assim, pentes, folhas de papel celofane, areia, caixas de diversos materiais e modelos, folhas de flandres, cascas de coco, e outros que a imaginação do profissional recrutava, eram os recursos utilizados para extrair os mais variados sons, de acordo com o objetivo pretendido.
Ajuda a reter a atenção da audiência Assim como as luzes, os sons também são responsáveis por manipular nossas emoções, direcionando-as para aquilo que o sonoplasta busca. Repare que alguns programas de comédia aderem efeitos sonoros de risadas ou aplausos, a fim de induzir a audiência para rirem das suas piadas.
Os sons e músicas nas radionovelas nos ajudam a entrar no clima da cena, nos passando a emoção do momento, fazendo assim fluir mais ainda a imaginação.
A radionovela é um rádio drama voltado à ficção e ao romance. Os fatores que mais captavam a atenção do ouvinte eram as histórias, os atores e os efeitos sonoros.
Para começar a aula, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo e conversar informalmente sobre o que sabem sobre a radionovela. Em seguida, ele entregará um texto informativo e os alunos farão a leitura dele.
A primeira radionovela foi ao ar no Brasil em 5 de junho de 1941. Era uma história cubana adaptada por Gilberto Martins chamada “Em Busca da Felicidade”. Ia ao ar pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h30 da manhã. Durou 284 capítulos e ficou no ar até maio de 1943.
As radionovelas estimulavam a imaginação dos ouvintes. Era a magia do rádio que permitia se acompanhar uma boa história apenas por meio de vozes e som ambiente. Os recursos eram poucos, apenas os chamados radioatores protagonizando as tramas com a utilização da voz e os criativos efeitos de sonoplastia.
A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, Sua Vida Me Pertence, escrita e dirigida por Walter Forster, estreou em 21 de dezembro de 1951 e permaneceu em exibição até 15 de fevereiro de 1952, tendo cerca de 15 capítulos, exibidos às 20 horas e duas vezes por semana, apresentadas ao vivo.
Resumo: A telenovela é uma forma de narrativa continua e em série com origem na radio, em Cuba, nos anos 40 e desde aí tem-se difundido, através do mundo, como uma forma televisiva, com particular relevância nos países da américa-latina onde o género alcança shares na ordem dos 90%.
O Brasil foi o país precursor deste gênero audiovisual, que foi inspirado na radionovela, e que é hoje seguido por vários países. A primeira telenovela produzida na história foi Sua Vida Me Pertence, escrita em 1951 por Wálter Forster para a TV Tupi.
A novela está situada entre os textos narrativos do gênero literário. Os três grupos – narrativo, lírico e dramático – foram definidos por Aristóteles e Platão na Grécia Antiga, o que possibilitou a sistematização dos textos de acordo com suas peculiaridades, fator que facilita os estudos no âmbito da Literatura.