O ano passado é o ano que passou, o de 1999: Ele veio a Portugal no ano passado: quer dizer que veio no ano de 1999. ... Ano retrasado é, segundo o Michaelis, o ano anterior ao último que passou, portanto, o ano de 1998.
O contrário de diferente é: Contrário de desigual: 1. igual, idêntico, parecido, semelhante, similar, análogo, próximo, aproximado, afim, uniforme, conforme, equivalente, correspondente, proporcional, parelho, pariforme, homólogo.
Portanto, o mais correcto é «na semana passada», e apenas «semana passada» é impossível. O artigo é indispensável, porque a semana está definida (passada).
Desde e a partir de: quando usar
1 desde sempre, desde o começo, desde o princípio, a partir do início, a partir do começo, a partir do princípio. Estes sinônimos foram úteis?
Significado de Desde preposição A começar de; a partir de; partindo de um certo tempo ou de um ponto determinado (no tempo ou no espaço): aprendeu a dançar desde pequena; a rodovia vai desde o Brasil até a Bolívia.
6 sinônimos de desde sempre para 1 sentido da expressão desde sempre: Desde o início, até o momento atual: 1 desde o início, desde o começo, desde o princípio, a partir do início, a partir do começo, a partir do princípio.
A palavra desde possui uma classificação gramatical como sendo uma preposição gramatical. Ademais, referida palavra possui 05 letras, dentre elas vogais e consoantes. As vogais são: e, já as consoantes são: d s. Por outro lado, dita palavra pode ser escrita de outro modo, ou seja, ao contrário, ficando assim: edsed.
A forma correta é desde, escrito junto, sem acentuação gráfica: Estou tentando falar com ela desde ontem. Saiba, desde já, que não estou interessada nisso.
Sim, estão incluídos, visto que «a partir de» quer dizer «a datar de; a principiar em; de... em diante». Assim, é o mesmo que dizer «Este contrato produz efeitos a principiar no dia 10 de Fevereiro» ou «Este contrato produz efeitos de 10 de Fevereiro em diante».
Resposta. DEPENDE MUITO DO CONTEXTO! EX: A PARTIR DE, A COMEÇAR DE , A CONTAR DE, JÁ, JÁ EM..
Devemos evitar o uso do verbo acabar com os verbos começar, iniciar, terminar ou com o próprio verbo acabar. Observe que construções estranhas: "O jogo acabou de começar"; "O filme acabou de terminar".
Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.
substantivo deverbal Expressa a ideia de um processo em curso: o ensino da gramática vem sendo feito há muito tempo. [Gramática] Forma nominal e gerúndio o verbo ser; não possui flexão de tempo e modo; e, na frase, pode exercer a função de um substantivo, adjetivo ou advérbio.