A rizartrose é uma artrose (osteoartrose) que atinge uma parte específica do corpo: a articulação do dedo polegar. Essa articulação, chamada de trapezometacarpiana, é formada por um pequeno osso do punho, o trapézio e a base do primeiro metacarpo.
Rizartrose - tratamento A imobilização do polegar com uma tala ou ortótese para rizartrose, proporciona suporte e repouso à base do polegar, o que pode ser bastante útil no alívio dos sintomas.
A cirurgia clássica para o tratamento da Rizartrose chama-se Artroplastia de Suspensão. Nesse procedimento o osso trapézio é substituído por um tendão, que tem a função de funcionar como uma prótese. Ele vai estabilizar novamente o polegar e vai evitar o contato doloroso de osso com osso.
Redução dos movimentos que desencadeiam as dores; Utilização de uma órtese que ofereça suporte e repouso à base do polegar; Uso de anti-inflamatórios prescritos pelo profissional especialista; A infiltração intra-articular com ácido hialurônico pode retardar a evolução do processo.
(Tendinite de Quervain) Caracterizada por dor na base do dedo polegar, que se intensifica quando o movimentamos para um dos lados do punho, em direção ao dedo mínimo.
O tratamento inicial da tendinite da base do polegar inclui um protocolo de reabilitação / readaptação laboral específico, a aplicação de uma tala de imobilização temporária ou uma injecção peri-tendinosa com corticoide em baixa dose.
Repouso e uso de tala imobilizadora Em casos leves e moderados, são aconselhados o repouso das atividades causadoras da enfermidade e o uso de tala imobilizadora do punho e do polegar. O período de descanso não deve ser muito longo, pois há o risco de aderências e atrofia muscular. Siga a orientação do médico.
Como prevenção, a dica é segurar o celular com apenas uma das mãos e digitar com o indicador, evitando o uso só do polegar. Segundo o ortopedista, na maioria dos casos, o tratamento é feito com repouso, analgésico e bolsa de gelo, mas o paciente deve também ter bom senso e deixar o celular um pouco de lado.
A tendinite, tenossinovite ou síndrome de De Quervain é uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente os tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar, na zona onde atravessam uma bainha fibrosa espessa, que constitui o primeiro compartimento extensor do punho.
O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.
A cirurgia envolve a colocação de uma placa e parafusos no calcanhar para estabilizar os ossos quebrados. Depois da cirurgia, a pessoa precisa ficar seis a oito semanas sem apoiar o peso do corpo sobre o pé.
Passos para curar uma entorse de tornozelo mais rápido