EQST

O Que A Meningocele?

O que a meningocele? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é a meningocele?

A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele. A lipomielomeningocele é um tipo de espinha bífida em que a medula espinal no saco é coberta por gordura e pele.

O que é meningocele cervical?

Introdução: A meningocele cervical (MC) é uma condição extremamente rara. A mielomeningocele (MMC) é a mais incidente entre os disrafismos espinhais. Objetivo: Apresentar o quadro neurológico, ortopédico e clinico do paciente portador de meningocele cervical associada a mielomeningocele lombo-sacral.

Quais as causas da mielomeningocele?

A causa da mielomeningocele ainda não é muito bem estabelecida, no entanto acredita-se que é resultado de fatores genéticos e ambientais, sendo normalmente relacionada com histórico de malformações da coluna na família ou deficiência de ácido fólico.

O que pode causar a encefalocele?

Basicamente, a Encefalocele é um defeito no fechamento desse tubo, causado pela presença de uma falha óssea (um espaço fica aberto no crânio) e a saída de tecido cerebral ou meninges por esse local. O processo forma uma espécie de bolsa do lado de fora da cabeça da criança, uma hérnia.

Quais os níveis funcionais da mielomeningocele?

A MMC pode ser classificada em níveis funcionais de acordo com seu comprometimento neurológico: torácico, lombar alto, lombar baixo e sacral5. O nível torácico se caracteriza pela ausência de movimentação ativa nos membros inferiores.

Quem nasceu com mielomeningocele pode ter filhos?

Pacientes acometidos de mielomeningocele do sexo masculino corre o risco de não poder ter filhos? A mielomeningocele corresponde a uma alteraçao neurologica, nem sempre associada a infertilidade. A questao da fertilidade tem que ser avaliada por um Urologista.

Como saber se o bebê tem problema na coluna?

cintura irregular, ou quadril mais alto que o outro; sensação de que a criança está mais inclinada de um dos lados do corpo; alterações na medula espinhal ou nervos, que geram sintomas de fraqueza, dormência ou perda de coordenação motora, em casos mais raros.

O que é espinha bífida oculta?

A espinha bífida oculta é uma malformação congênita que se desenvolve no bebê no primeiro mês de gravidez que se caracteriza pelo fechamento incompleto da coluna vertebral e não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas na maioria dos casos, sendo feito o diagnóstico através de exame de imagens, como a ressonância ...