– O Brasil é uma República Federativa, ou seja, funciona com uma estrutura de Estado que ao mesmo tempo é uma República e uma Federação. ... Ou seja, cada estado que compõe a Federação, apesar de ser subordinada à ela, tem sua autonomia.
Verificado por especialistas De início, é importante compreender que: a República representa a forma de governo pela qual uma nação é organizada. ... Neste lógica, nem toda República é democrática porque o sistema político pode ser diferente de uma Democracia.
Uma república democrática nada mais é que um governo democrático de estados unificados. ... Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.
O período republicano é dividido em cinco fases, República Velha (1889 - 1930) Era Vargas (1930 - 1945), República Populista (1945 - 1964), Ditadura Militar (1964 - 1985) e Nova República (1985 – dias atuais). ... A Revolução de 1930 marca o fim desse período e inaugura a Era Vargas, que vai até 1945.
Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo....Qual a diferença entre monarquia e república?
O contrário de democrático é: 1. arbitrário, autoritário, totalitário, absolutista, autocrático, despótico, discricionário, ditatorial, dominador, opressor, prepotente, tirânico, antidemocrático.
Democracia indireta vs. democracia direta e democracia semidireta. Em um sistema de democracia indireta (ou democracia representativa), os cidadãos elegem representantes, os quais serão responsáveis pela tomada de decisões em seu nome.
O contrário de ditadura é: ... 1. democracia, liberalismo.
Ditadura é um regime de governo onde o poder está concentrado nas mãos de um indivíduo ou grupo. Uma ditadura se caracteriza por ter censura, falta de eleições transparentes, de liberdade partidária e um intenso controle do Estado na vida dos cidadãos.
As características da república são eletividade, temporalidade e responsabilidade. A eletividade diz respeito à forma como os representantes da República são escolhidos, de forma de que um representante só terá poder diante seu povo caso seja eleito e reconhecido por este.
A oligarquia é caracterizada por um pequeno grupo de interesse ou lobby que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. O termo é também aplicado a grupos sociais que monopolizam o mercado econômico, político e cultural de um país, mesmo sendo a democracia o sistema político vigente.
A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. ... A partir dos anos 30, alguns historiadores chamam esta fase de Primeira República, República dos Coronéis ou República do Café com leite e ainda, República Velha.