Técnica de Trabalho: Coloca-se a quantidade de pó recomendado para cada caso sobre a placa de vidro ou bloco de papel. Divide-se o pó em duas metades. Goteje o líquido com o frasco na posição perpendicular. Aglutina-se a primeira metade do pó ao líquido e manipula-se 1 por 15 segundos.
Junte o pó ao líquido por partes, começando com uma das quatro partes e usando uma ampla área da placa. Após a adição de cada uma das porções do pó, espatule até obter uma massa lisa e prossiga até alcançar a consistência correta. Complete a mistura em 1 ½ a 2 minutos.
O tempo de espatulação do cimento de fosfato de zinco gira em torno de 60 a 90s, e, como se trata de uma reação exotérmica, o método mais efetivo para controlar o tempo de trabalho e presa é resfriando a placa de manipulação.
Os cimentos resinosos são materiais em franca expansão na Odontologia moderna, podendo ser utilizados para cimentação de inlays/onlays de resina composta, como de porcelana, para fixação de facetas de porcelana, de pinos intraradiculares, de coroas totais, entre várias outras aplicações.
O molde de alginato, ao ficar exposto ao ar, perde água e sais (sinérese) e, ao ficar em contato com água, sofre embebição (ganho de água). Assim, o gesso deve ser vazado no molde de alginato o mais rápido possível./span>
Após a desinfecção dos moldes, é hora de trabalhar com o gesso. Em um recipiente, o gesso também passa pela espatulação. É a partir dele que o profissional de Odontologia vai obter os modelos de gesso, ou seja, a reprodução da superfície dentária que ele obteve com o material inserido no molde./span>
Recomenda-se para estes materiais o vazamento do modelo de gesso dentro do prazo ideal de até 30 minutos, afim de que a volatili- zação deste subproduto não ocasione distorções significativas.
Aguardar 15 minutos para vazamento. Evitando distorções devido a formação do subproduto álcool etílico....Vantagens: