O Instituto / Carta de Princípios O IDL tem como proposta e missão expressar e difundir a cultura da democracia, da liberdade, da verdade, da justiça e da solidariedade.
O conceito de sustentabilidade, assim como do desenvolvimento sustentável, é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.
Considerado um conceito subjetivo e passível de interpretação, o desenvolvimento sustentável propõe o atendimento de três dimensões essenciais: econômica, social e ambiental.
Ambiental, social e econômica. A sustentabilidade ambiental é aquela que a maioria das pessoas conhece, e diz respeito ao uso de estratégias e ferramentas para garantir a preservação do meio ambiente.
Segundo Lester Brown, "deve-se promover desenvolvimento econômico, visando minimizar os impactos ambientais." Ou seja, para construir uma consciência ecológica, é necessário que as três esferas da sustentabilidade - econômica, ambiental e social - caminhem lado a lado.
Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. ... O meio ambiente é composto por quatro esferas diferentes: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.