Adoçante ou edulcorante é uma substância utilizada em substituição ao açúcar para adoçar os alimentos. ... Adoçantes artificiais: aspartame, sacarina, ciclamato, sucralose e acessulfame-k. *Aspartame: Capacidade de adoçar 200 vezes mais do que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas.
Os edulcorantes são aditivos com a função de dar sabor doce aos alimentos processados, substituindo o açúcar e assim reduzindo a quantidade de calorias do alimento. Podem ser ARTIFICIAIS ou NATURAIS. ARTIFICIAIS: aspartame, acessulfame K, ciclamato, sacarina, sucralose etc.
Os adoçantes naturais são extraídos de plantas, como a cana de açúcar, beterraba, frutas, entre outros. Podem ser: frutose, stévia e sorbitol. Já os adoçantes artificiais são sintéticos e podem ser: sacarina, ciclamato, aspartame e acesulfame (considerados nocivos à saúde quando consumidos a longo prazo).
Classificação dos edulcorante: Naturais: são os obtidos sem reações químicas a partir de plantas ou de alimentos de origem animal. Artificiais ou sintéticos : são obtidos de produtos naturais ou não através de reações químicas apropriadas.
Adoçantes naturais
Conheça os melhores e mais populares tipos de adoçantes:
Nutricionista recomenda adoçantes naturais, como stévia, sorbitol e manitol, além de sucralose. Na prateleira do mercado, a lista de tipos de adoçante é grande: acessulfame K, aspartame, ciclamato de sódio, esteviosídeo/stévia, frutose, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol.
Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.
Muitos hipertensos nem imaginam isso. Eles restringem o sal da alimentação, mas continuam adoçando todas as bebidas com esse tipo de adoçante. Já o aspartame é o mais polêmico e, sim, existem estudos que demonstram que um consumo abusivo desse tipo de adoçate aumenta os riscos de desenvolvimento de algumas doenças.
Alguns adoçantes são piores para sua saúde do que o açúcar em si. Se precisar usar um adoçante opte por estévia ou Luo Han Guo (adoçante usado na medicina tradicional chinesa, extraído da fruta do monje). Piores adoçantes: aspartame, frutose, agave, acesulfame de potássio, alitame, ciclamato, sucralose.
A sucralose é um tipo de adoçante que não contém calorias. É ideal para quem quer perder peso ou diminuir as calorias e carboidratos encontrados no açúcar comum. ... A Stevia possui a mesma quantidade de sacarídeos que o açúcar convencional, no entanto, é considerada por muitos uma das melhores alternativas ao açúcar.
Por que a Sucralose faz mal à Saúde? De acordo com os pesquisadores, assim como outras substâncias criadas para substituir o açúcar, acabam por alterar a organização dos micro organismos saudáveis presente no intestino, ou seja, a chamada flora intestinal.
Ela é produzida a partir da molécula do açúcar, mais precisamente substitui-se uma parte da molécula do açúcar por cloro; Stevia: Ao contrário da Sucralose, a Stevia é de origem natural. ... A Stevia é composta de Steviol glycosides, composto isolado da planta e o seu maior agente adoçante é chamado de Rebaudiosídeo A.
A stevia é um adoçante natural não calórico feito com a planta Stevia rebaudiana bertoni, um arbusto herbáceo presente no norte do Paraguai e no Brasil. O adoçante produzido com essa planta tem se popularizado graças a sua capacidade de adoçar os alimentos em cerca de 300 vezes mais do que açúcar.
eritritol
Adoçantes: Confira Os Melhores Tipos Para Comprar
De modo geral, o uso de stevia é considerado seguro para a saúde, mas em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais como náuseas, dor e fraqueza muscular, inchaço abdominal e alergia.
A stévia ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue Como adoçante, possui baixo índice glicêmico e tem benefícios adicionais que potencialmente ajudam a controlar a obesidade, melhoram a tolerância à glicose e reduzem a pressão arterial.
Ingestão Diária Aceitável: 5,5mg/Kg/dia equivalente a 234 gotas/dia.
Pessoas com hipertensão arterial, que precisam controlar o consumo de sódio, devem utilizar com cuidado adoçantes como o ciclamato ou a sacarina, que possuem altos níveis deste mineral em sua composição.
Gabriella Rivelli Ramos, os melhores adoçantes para diabéticos são os que não possuem calorias: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia. Os que são calóricos: como a frutose, o sorbitol e o xylitol devem ser consumidos com orientação de um especialista. Abraços.
Utilizado para dar sabor aos alimentos, o sal pode, se consumido de maneira desacerbada, fazer mal à saúde. No caso da hipertensão arterial, a substância é a principal vilã e o gosto que pode oferecer é o do perigo.
Como dito anteriormente, existem outros tipos de adoçante que podem substituir o açúcar e que contêm edulcorantes naturais, como o xilitol e o stévia ou estévia.
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.
Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta
Demerara É considerado o tipo de açúcar mais saudável, já que passa por um processo de refinamento mínimo, sem o uso de aditivos químicos.
Açúcar mascavo também é mais nutritivo que o demerara Por conta disso, o açúcar demerara acaba sendo considerado uma opção "menos natural" que o mascavo - apesar de também fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes.
O mascavo é fonte de nutrientes, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, manganês, zinco e vitaminas A, B1, B12, B5, C, D e E. Já o demerara, é fonte de cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo. Além disso, não tem tantas calorias como os outros.
Já o demerara passa por refinamento leve e não recebe aditivo químico, por isso apresenta grãos marrom-claros. Em relação às propriedades nutricionais, o demerara se assemelha ao mascavo. A melhor escolha é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem uso de agrotóxicos.