Consistem basicamente em uma barra com um ponto de apoio facilitando o movimento de objetos. Essas máquinas fascinaram um famoso filósofo grego, Arquimedes. Sobre alavancas Arquimedes disse a seguinte frase: “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo”.
O princípio da alavancagem foi descoberto por Arquimedes no século III a.C., estudando as máquinas "Arquimedianas": alavanca, roldana, e parafuso.
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. Ela pode ser de três tipos: interfixa, inter-resistente ou interpotente. “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”.
Esse experimento levou o cientista à definição do que hoje chamamos de princípio de Arquimedes: todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força, vertical e ascendente, que é igual ao peso do volume de líquido deslocado pelo corpo. A força a que Arquimedes se referiu é chamada de empuxo.
OBS.: O volume de líquido deslocado corresponde exatamente ao volume imerso do objeto no líquido. Como surge o Empuxo? O empuxo surge por causa da diferença de pressão existente entre a parte inferior e superior de um objeto mergulhado em um fluido.
Pelo Princípio de Arquimedes, quando um corpo está totalmente submerso, o volume do líquido deslocado é igual ao volume do próprio corpo.
se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P); e. se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P) .
A razão de haver uma força de empuxo é devida ao fato inegável de que o fundo (isto é, a parte mais submersa) de um objeto está a uma profundidade sempre maior em comparação à parte superior do objeto. Isso significa que a força para cima feita pela água tem que ser maior que a força para baixo feita pela água.
Quando tentamos levantar algum objeto colocado dentro da água, como em uma piscina, ele parece mais “leve”. Essa sensação surge em razão da força de empuxo que o fluido exerce sobre os corpos imersos em seu interior.
Ela corresponde ao peso do volume de líquido deslocado pelo corpo. Empuxo é o nome dado a força exercida por um fluido sobre um objeto mergulhado total ou parcialmente nele. Também conhecido como Princípio de Arquimedes, o empuxo sempre apresenta direção vertical e sentido para cima.
O princípio de Pascal é uma lei da Mecânica dos Fluidos que afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes, inclusive para as paredes do recipiente em que está contido.
O princípio de Arquimedes quantifica o valor desta força: Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. ... Essa força do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ou impulsão.
1 Ato de empuxar. 2 Tecn Força que empurra ou propulsiona; impulsão, impulso. ... 8 Fís Força vertical, dirigida para cima, que atua sobre um corpo imerso, passando pelo centro de gravidade deste, e igual ao peso do volume do líquido deslocado; empuxo arquimediano, força de empuxo.
Densidade de um corpo - Massa específica
Como a Lua é bem menor que a Terra, sua força de gravidade também é menor, logo os corpos são atraídos com menor força para a superfície lunar. ... A ação gravitacional da Lua e do Sol atua sobre a Terra, associada ao movimento de rotação desses corpos celestes, produzindo movimentos periódicos nos mares e oceanos.