Serviços de rede são basicamente ferramentas que carregam em segundo plano, e fornecem funcionalidades para rede interna e externa. Alguns desses serviços bem conhecidos são o Apache (servidor http), Samba (servidor de arquivos), e Squid (Proxy).
As entidades utilizam protocolos com a finalidade de implementar suas definições de serviço. Elas têm a liberdade de trocar seus protocolos, desde que não alterem o serviço visível para seus usuários. Portanto, o serviço e o protocolo são independentes um do outro.
Para que seja possível uma comunicação entre computadores é necessário que algumas regras sejam estabelecidas. Esse conjunto de normas e padrões que definem como se dará esse contato é conhecido como protocolos de rede.
Protocolos de rede são um conjunto de normas que permitem que qualquer máquina conectada à internet possa se comunicar com outra também já conectada na rede. É assim que qualquer usuário consegue enviar e receber mensagens instantâneas, baixar e subir arquivos no seu site e acessar qualquer tipo de domínio na web.
Protocolo é o conjunto de regras sobre o modo como se dará a comunicação entre as partes envolvidas. Protocolo é a "língua" dos computadores, ou seja, uma espécie de idioma que segue normas e padrões determinados. É através dos protocolos que é possível a comunicação entre um ou mais computadores.
O protocolo trata-se do registro e controle dos documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos. Ele serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.
Em suma, o sistema operacional, tem as funções básicas de interpretar os comandos do usuário; controlar os periféricos (teclado, vídeo, discos, impressora, mouse, plotter, etc) e organizar arquivos em disco.
Como a Wikipédia descreve um protocolo diplomático? Um protocolo diplomático é a congregação de todos os procedimentos sócio-cultural, protocolar público-privado das regras para a realização de atos e solenidades, todas as ações envolvendo eventos e atividades políticas é um trabalho do protocolo diplomático.
Protocolo é o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial, como audiência, conferência ou negociação, por exemplo.
Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. ... O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP).
Veja um resumo rápido com os 10 principais protocolos usados na internet:
Protocolos para internet - TCP/IP
emissor,mensagem,receptor.
Classificações dos meios de comunicação
Para a comunicação escrita é imprescindível que exista as seis peças da estrutura da comunicação: Remetente, emissor ou locutor: quem envia a mensagem; Destinatário, receptor ou alocutário: quem recebe a mensagem e deve produzir uma resposta para o remetente; Código: Língua Portuguesa.
Segundo o levantamento mais recente da “Pesquisa Brasileira de Mídia: Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”, a televisão é o meio mais usado quando o assunto é se informar. A telinha teve 63% da preferência do público, seguido pela internet com 26%, rádio com 7% e jornal com apenas 3%.