Pós-datismo é a gestação que se prolonga por ≥ 42 semanas. Vigilância pré-natal deve ser considerada na 41ª semana. Deve-se considerar indução do parto após 41 semanas e é recomendada após 42 semanas. A estimativa precisa da idade gestacional é essencial para o diagnóstico de pós-datismo.
Com 41 semanas de gestação, o bebê está completamente formado e pronto para nascer, mas se ele ainda não nasceu, é provável que o médico aconselhe a indução do parto para estimular as contrações uterinas, até no máximo 42 semanas de gestação.
Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação. Após 41 semanas o bebê tem maior risco de apresentar complicações ao nascimento e o parto tem maior chance de complicar e acabar se tornando uma cesariana.
A placenta pode parar de funcionar corretamente, ocasionando a diminuição de oxigênio e nutrientes de que o bebê precisa. Portanto, se passar da data prevista para o parto, podem haver complicações para o bebê. Mas a verdade é que o atraso do parto acontece com certa frequência.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo.
Por isso a data do parto pode sofrer variações. Presença de algumas doenças, como infecções, que afetam as membranas e, em especial, a placenta. Altos níveis de estresse ou fatos pontuais que o provoquem repentinamente. Tendência a apresentar ciclos menstruais longos.
Aprenda como calcular a data provável de parto (DPP) Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto e é calculada a partir da data da última menstruação! Essa data é calcualda com base no tempo médio de uma gravidez em seres humanos, que dura em torno de 280 dias!
O ciclo menstrual de uma mulher começa no primeiro dia em que ela menstrua e vai até o último dia antes da próxima menstruação. “Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação”, afirma Márcio.