Genericamente, um rio é um curso de água natural que percorre certo caminho até desaguar em outro rio, lago ou mesmo no mar. ... Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d'água.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d'água.
Resposta. Explicação: Geralmente, um rio é abastecido por uma bacia hidrográfica, ou seja, a área geográfica que capta toda a água da superfície ou do subsolo e direciona-a para um leito principal e seus afluentes.
O lugar por onde as águas de um rio correm é o leito do rio. Um rio que despeja as suas águas em outro rio é chamado de afluente.
Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. É a vazão do rio que é mais amplamente distribuída sobre a superfície da terra e fornece o maior volume de água para consumo no mundo.” (SHIKLOMANOV, 1998, p. ...
Os rios brasileiros têm alimentação pluvial (água das chuvas). ... O Brasil também dispõe de numerosos e grandes rios de planície (Amazonas, Araguaia, entre outros). Com o emprego de tecnologias modernas, eles podem fornecer energia, mas aqui são utilizados principalmente para a navegação.