Anatomicamente, o zigoma é a principal estrutura do terço médio da face lateral e apresenta quatro processos – temporal, orbital, maxilar e frontal – que se articulam com os ossos frontal, esfenoide, maxilar e temporal. Ele forma grande parte do aspecto lateral e assoalho da órbita.
O arco zigomático é um componente estrutural do complexo zigomático formado pela junção do processo zigomático do temporal com o processo temporal do zigomático. Em função de sua estrutura frágil e sua posição, traumas de baixa intensidade perpendiculares a ele podem levar a fraturas.
O osso frontal cria a curvatura lisa da testa e protege o lobo frontal do cérebro, especialmente a placa horizontal do osso etmoidal conhecida como placa cribriforme que permite que os feixes nervosos olfativos passem por sua superfície perfurada e levem o teto da cavidade nasal seu olfato.
Articulações do Crânio
Os ossos parietais se localizam em ambos os lados do neurocrânio, formando grande parte das porções superior e lateral da cabeça.
- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses.