EQST

O Que Trajeto Intramiocardico?

O que é trajeto Intramiocardico?

O trajeto intramiocárdico (TIM) é uma anomalia congênita que consiste em mudança estrutural de uma ou mais artérias coronárias epicárdicas – sendo mais frequente na distribuição coronariana esquerda – em que ocorre penetração de um trecho da artéria acometida no feixe muscular miocárdico, podendo ou não causar ...

Quais os sintomas da ponte Miocardica?

Na maioria das vezes, a ponte miocárdica é um achado incidental e o paciente não apresenta sintomas. No entanto, pacientes com ponte miocárdica podem se apresentar com isquemia silenciosa, angina estável, síndromes coronarianas agudas e existem relatos de arritmias ventriculares e até mesmo de morte súbita.

O que é uma isquemia cardíaca?

Isquemia cardíaca, ou angina, é uma doença arterial coronariana muito comum no Brasil. Ela se dá quando o fluxo de sangue que deveria ir para o coração é reduzido e, consequentemente, o oxigênio não chega no órgão em quantidade suficiente.

O que é a descendente anterior?

Na circulação coronária, a artéria descendente anterior esquerda é uma ramificação da artéria coronária esquerda.

Onde fica a artéria descendente anterior?

Artéria descendente anterior e ramos - A ADA, inicialmente, passa atrás do tronco pulmonar, tendo trajeto anterior entre este vaso e a aurícula atrial esquerda, para alcançar o sulco interventricular.

Qual é a origem das artérias coronárias?

A artéria coronariana direita (ACD) origina-se do seio coronariano anterior direito, discretamente inferior à artéria coronariana esquerda (ACE), com trajeto imediatamente à direita e posterior à artéria pulmonar, e desce pelo sulco atrioventricular direito em direção ao septo interventricular posterior(3).

O que significa irregularidade parietal?

este termo significa que você ainda não tem placas obstrutivas em artérias coronárias com indicação de realizar algum procedimento invasivo. Entretanto, estas irregularidades parietais está dizendo que você tem doença arterial coronariana insipiente.

O que é obstrução coronária?

A doença arterial coronariana (DAC) é o resultado da obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O conjunto de artérias coronárias constitui a circulação coronária. As artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior.

O que é lesão obstrutiva?

Significa que em uma das artérias que levam sangue pro musculo do seu coração, existe uma placa de gordura que preenche 70% da parte interna do vaso, por onde deveria estar passando só sangue. A necessidade ou não de realizar cirurgia ou stent vai depender da história clínica e outros fatores.

O que quer dizer coronariografia?

A angiografia coronariana (ou coronariografia) é definida como a visualização radiográfica dos vasos coronários após a injeção de um meio de contraste radiopaco.

Como é feito o exame de coronariografia?

O que é o exame: consiste no cateterismo seletivo das artérias coronárias (artérias que irrigam o coração), com injeção direta de meios de contraste e realização de radiografias para visualização do fluxo de sangue através do coração.

O que é ventriculografia esquerda?

A Ventriculografia permite avaliar a força de contração das paredes do coração, podendo ainda visualizar imagens de trombos (coágulos de sangue) dentro do ventrículo. O funcionamento das válvulas cardíacas e as pressões das diversas câmaras do coração também podem ser avaliados.

O que é a ventriculografia?

A ventriculografia, quando associada à técnica de primeira passagem, fornece informações adicionais em relação ao ventrículo direito (contratilidade e fração de ejeção), tempo de trânsito pulmonar médio nos portadores de hipertensão pulmonar primária e secundária, além da possibilidade da detecção e quantificação de ...

O que é cineangiocoronariografia com ventriculografia esquerda?

A cineangiocoronariografia e a ventriculografia esquerda permitem, com grande acurácia, localizar a área acometida pelo IAM e da ruptura. O tratamento é iminentemente cirúrgico e, apesar da alta letalidade, a abordagem precoce associada às diversas técnicas de reparo podem reduzir a mortalidade3.

O que é cinecoronariografia e ventriculografia?

A ventriculografia é um tipo de angiografia em que as radiografias são feitas enquanto um agente de contraste radiopaco é injetado no ventrículo direito ou esquerdo do coração através de um cateter. Esse procedimento é feito durante o cateterismo cardíaco.

Como é feito o exame de ventriculografia?

Na sala de exames o paciente será posicionado na maca do aparelho. Eletrodos serão fixados no tórax e após será injetado outra medicação e iniciado a realização de imagens sincronizadas com o eletrocardiograma por cerca de 30 a 40 minutos.

Como é feito o cateterismo pela virilha?

Como é feito o cateterismo? “O exame consiste em puncionar ou dissecar uma artéria na região da virilha ou na região do punho, por onde é introduzido um tubo fino e flexível que se chama cateter. Ele é guiado até o coração para analisar o funcionamento do órgão”, explica o cardiologista.

Quais são os riscos de um cateterismo?

Possíveis riscos do cateterismo

  • Sangramento e infecção no local de inserção do catéter;
  • Lesões nos vasos sanguíneos;
  • Reação alérgica ao contraste utilizado;
  • Batimento cardíaco irregular ou arritmia, que pode ir embora sozinha, mas pode necessitar de tratamento em caso de persistência;

Qual o tempo de repouso após um cateterismo?

O repouso após o cateterismo será realizado na unidade de recuperação, onde o paciente terá suas frequências cardíaca e respiratória e pressão arterial checadas constantemente por, pelo menos, 2 horas. O tempo mínimo de repouso absoluto será de 4 a 6 horas.

É perigoso fazer o cateterismo?

Cateterismo é perigoso? De acordo com Otavio Gebara, por tratar-se de um exame invasivo, as complicações são extremamente raras. Contudo, podem existir complicações no local da punção (hematomas e lesões na artéria), arritmia e infarto do miocárdio. NÃO PARE AGORA...

Quanto tempo leva para fazer o cateterismo?

Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dor no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado.

O que não pode fazer depois do cateterismo?

✓ O paciente não deve dirigir ou fazer esforços pesados nos três primeiros dias após o exame. Manter repouso leve. ✓ O retorno as atividades físicas (caso liberado pelo seu médico) deverá ser feito após os 03 dias.

Quais os riscos do cateterismo em idosos?

cateterismo cardíaco não é um procedimento isento de riscos e complicações. Estas podem ser classificadas como graves (infarto, acidente vascular encefálico e sangramento no local de punção), e ocorrem em menos de 1% dos pacientes.

O que acontece depois do cateterismo?

Os efeitos adversos que podem ocorrer comumente são: arritmia cardíaca, reações alérgicas devido ao uso do contraste iodado, insuficiência renal, sangramento no local de inserção do cateter; e lesões nos vasos sanguíneos, porém pouco frequentes.