Para Aristóteles, o devir é apenas uma passagem da potência ao ato que é a perfeição para a qual o devir tende. Segundo Aristóteles, ato é a perfeição para a qual o devir tende. Aristóteles dá o nome de devir ao processo de realização da potência.
ENTÃO: ATO É O QUE É; POTÊNCIA É O QUE VIRÁ A SER. EXEMPLO: A MADEIRA: SE VC ESTÁ OLHANDO UM PEDAÇO DE MADEIRA VC ESTÁ OLHANDO A MADEIRA COMO ELA É - ATO. DAÍ VEM UM ESCULTOR E IMAGINA AQUELA MADEIRA VIRANDO MESA - ENTÃO A MESA É A POTÊNCIA.
· Matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, é “aquilo de que é feito algo”. Trata-se da matéria indeterminada. Quando nos referimos à matéria concreta, trata-se de matéria segunda. ... O movimento (devir) é explicado por meio das noções de substância e acidente, de matéria e forma.
O hilemorfismo é a doutrina que Aristóteles concebeu para opor-se, simultaneamente, ao idealismo platônico (notadamente em sua doutrina das Ideias) e ao materialismo adotado por filósofos pré-socráticos (entre os quais figuram de modo proeminente Demócrito e Leucipo, fundadores do Atomismo, Empédocles eAnaxágoras – ...
A "matéria prima" de todas estas coisas é a interpretação do mundo, os nossos sentidos e sentimentos, sendo formas de tentar dar sentido à existência humana e ao mundo que nos cerca.
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
322 a.C.
Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.