Trata-se de horizonte subsuperficial, subjacente ao A, Ap ou AB, que sofreu alteração física e química em grau não muito avançado, porém suficiente para o desenvolvimento de cor ou de unidades estruturais, e no qual mais da metade do volume de todos os sub-horizontes não deve consistir em estrutura da rocha original.
Além da importância pedológica, o horizonte B possui grande importância para a grande maioria das plantas porque seu sistema radicular explora esse horizonte subsuperficial retirando água e nutrientes, além do superficial (horizonte A).
O solo é a camada mais superficial da crosta, é composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, organismos e rochas em decomposição....A composição do solo
Geografia dos solos no Brasil
O tipo de solo mais fértil é Terra Vermelha. Porque é um solo rico em ferro, formado pela decomposição do basalto.
No solo ocorrem a ciclagem e o armazenamento de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. ... Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida.