Após algum período de lutas contras os prussianos, cerca de sessenta anos, os cavaleiros criaram um Estado semi-independente que passou a controlar a região que posteriormente veio a se chamar Prússia, e que hoje são a Estônia, Letônia e Lituânia e uma parte da Polônia.
Reino da Prússia
Junker (alemão: [ˈjʊŋkɐ]) eram denominados os membros da nobreza constituída por grandes proprietários de terras e militares de elite nos estados alemães anteriores e durante o 2.º Reich (1871-1918). Essa aristocracia latifundiária teve importante papel na construção do Reino da Prússia, a partir do século XVIII.
Por causa da nova derrota, os nazistas foram varridos do poder e a Alemanha passou por uma reestruturação. Na onda da reconstrução, a Prússia deu adeus ao mapa. Em 1947, o Estado foi oficialmente abolido, perdendo seu governador e sua representação parlamentar.
1932
Por fim, a última etapa da unificação alemã deu-se com um conflito contra os franceses em 1870 e 1871, o qual ficou conhecido como Guerra Franco-prussiana.
Em toda fase de transição dos regimes de governos e a queda do socialismo aconteceram várias transformações e mudanças, no entanto, a mais importante delas ocorreu na segunda metade da década de 80, quando, em 1989, houve a queda do Muro de Berlim, esse fato marcou o fim da Guerra Fria e o começo da implantação de ...
Consequências do Fim da URSS O território russo e a população foram reduzidos em um quarto; ... Inúmeros conflitos étnicos tomaram conta da das ex-repúblicas soviéticas, que também passaram a disputar territórios; Uma única superpotência passou a existir: os Estados Unidos.
O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas representou, em termos geopolíticas, o triunfo do modelo democrático e capitalista no mundo. Note-se que a disputa travada entre URSS e Estados Unidos da América foi, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, um conflito de tensões múltiplas.
A Rússia depende de receitas de energia para impulsionar a maior parte do seu crescimento. ... Quase duas décadas após o colapso da União Soviética, em 1991, a Rússia continua a tentar estabelecer uma economia de mercado moderna e de fato tem conseguido altas taxas de crescimento econômico.
Durante o governo de Vladimir Putin, o PIB do país voltou a crescer em taxas elevadas, com uma média de 6% ao ano. Entretanto, até hoje, a economia russa é extremamente dependente da exportação de petróleo, responsável por cerca de 80% das exportações do país.
Ao perceber que o país caia em declínio, Mikhail Gorbatchov (último presidente da União Soviética) resolveu criar um conjunto de medidas, denominando-as de Perestroika e Glasnost, que fosse capaz de restabelecer o sistema socialista a partir das demandas geradas pela época.
Frente a estes problemas, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos de reforma na URSS: a perestroika e a glasnost. Perestroika: série de medidas de reforma econômicas. Para Gorbachev, não seria necessário erradicar o sistema socialista, mas uma reformulação deste seria inevitável.
A Federação Russa é geralmente considerada uma superpotência emergente devido ao seu grande poder militar. Durante a Guerra Fria, já foi uma superpotência como União Soviética, mas entrou em decadência anos depois.
Resposta. a) por causa da crise financeira que a União Soviética enfrentava. A sociedade altamente burocratizada se mostrava incapaz de suprir as necessidades da população, pois boa parte dos recursos era destinada a indústria bélica.
A Guerra do Afeganistão (de 1979), a Glassnost, a Perestroika, e os nacionalismos na Europa Oriental foram os principais fatores que contribuíram para o fim da URSS.
A Revolução de Fevereiro de 1917 caracterizou a primeira fase da Revolução Russa de 1917. A consequência imediata foi a abdicação do Czar Nicolau II. ... A Revolução de Outubro foi liderada por Vladimir Lenin e se tornou a primeira revolução comunista marxista do século XX.
1 - [FUVEST-SP] O que ocorreu na União Soviética em decorrência das mudanças sociopolíticas instauradas pela Revolução Russa de 1917? a) Estatização dos principais meios de produção. ... “Em um país qualquer houve uma revolução que, além de derrubar o governo vigente, implantou um regime autoritário.
Após a Revolução de Outubro de 1917 e a implementação do Socialismo a Rússia se afastou da Monarquia Absolutista, sistema de governo que adotava até Março de 1917 e que tentaram reimplementar durante a guerra civil russa, iniciou um processo de afastamento dos interesses agrários e dos latifundiários e em direção à ...
A adoção dos planos quinquenais a partir de 1928 mudaria de vez o cenário social russo. Um intenso processo de industrialização foi realizado a partir da elaboração de planejamentos econômicos. Indústrias foram construídas em todo o país, aumentando consideravelmente o número de operários.
O objetivo da NEP, idealizada por Lênin, era recuperar a economia soviética, que havia sido devastada pela Guerra Civil Russa - 1917 a 1922 - e pelas políticas a curto prazo do Comunismo de Guerra. ... A NEP vigorou de 1921/1922 a 1928, quando foi substituída pela política de coletivização, imposta por Stálin.
O governo de Mikhail Gorbachev Logo quando assumiu, em 1985, Mikhail Gorbachev anunciou duas mudanças importantes para a URSS: a Glasnost e a Perestroika.
A Guerra Fria, que foi o período em que o mundo era bipolar, terminou em 1991 com a queda do muro de Berlim. Alguns outros acontecimentos que determinaram o fim do mundo bipolar foram: Crise econômica da URSS e insatisfação popular. ... Independência política das nações que formavam a URSS, especialmente Ucrânia.
A Ordem Bipolar foi a divisão política e econômica mundial em duas frentes: a primeira, dos países Ocidentais era regida pelo modelo econômico capitalista, enquanto que a União Soviética era a grande líder do modelo econômico socialista.