Reino dos seres vivos que possuem organização celular simples. O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.
Biologia. O reino Protista ou Protoctista é um reino onde estão agrupados organismos eucariontes que não apresentam as características necessárias para que sejam classificados nos reinos Plantae, Animalia ou Fungi.
O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares. Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas.
→ Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias. → Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos.
O reino monera é o reino mais simples de todos, é formado por seres vivos procariontes como as bactérias e as cianobactérias. Esses seres vivos são muito diferente dos seres vivos dos demais reinos, tendo em mente que eles não possuem organelas, nem núcleo, nem organização celular e nem parede celular.
No Reino Monera considera-se inclusos os organismos vivos procariontes, ou seja: sem carioteca. Outras diferenças entre procariontes e eucariontes consistem nos primeiros possuírem um simples cromossomo, constituído por uma única molécula circular de DNA, sendo o genoma organizado neste.
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
O reino monera engloba todos os seres vivos unicelulares (possuem apenas uma célula), procariontes (não possuem a carioteca), anaeróbicos ou aeróbicos.
Doenças do Reino Monera
A seguir, alguns exemplos de doenças bastante comuns e que são causadas por bactérias:
→ Lista de doenças causadas por bactérias
Os microrganismos sem núcleo haviam sido agrupados no Reino Monera por serem parecidos entre si, além de viverem em lugares parecidos. ... O Reino Monera, então, foi dividido em dois grupos, chamados Domínios: o Domínio das Bactérias e o Domínio das Arqueias.
Considerando a classificação de Woese, extingue-se o Reino Monera, uma vez que os procariontes estão agora agrupados em dois domínios: Archae e Bacteria. Nesse domínio são encontrados apenas organismos eucariontes, ou seja, que possuem núcleo delimitado por membrana nuclear.
E – Correta – Os grupos que compõem o reino Monera são bactérias e arqueas.
Assim, e alguns estudos, o Reino Monera poderia ser substituído por dois grupos:
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. 2.As principais características do Reino Monera compreendem a presença de organismos unicelulares, presença de carioteca (membrana nuclear). ... Bactérias também vivem em relações simbióticas e parasitárias com plantas e animais.
Os principais representantes do reino Protista são os protozoários e as algas. Durante muito tempo, apenas as algas unicelulares estavam incluídas nesse grupo, em seguida, todas as algas foram classificadas como protistas. No entanto, uma nova classificação acabou transferindo as algas verdes para o reino Plantae.
Resposta:a) Os dois principais grupos de Protoctistas são os Protozoários e as Algas. b) Algas: possuem vários tamanhos e podem ser unicelulares ou pluricelulares, produzem seu próprio alimento, compõem o fitoplâncton junto com as cianobactérias dos ecossistemas aquáticos.
Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
protozoários
Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento).
Habitat dos protistas Em sua maioria, os protozoários são aquáticos, sendo encontrados, portanto, em mares, poças, lodo, terra úmida, tanques, rios e aquários. Muitas das espécies são parasitas de invertebrados e vertebrados, sendo organismos microscópicos, em sua maioria.
Pode-se afirmar que as algas passaram a ser classificadas como protistas, devido a sua simplicidade celular. Dessa forma, por mais que existam algas pluricelulares e unicelulares, suas estruturas ainda são muito simples, em relação às células vegetais.
Resposta. Porque elas são protistas . Todas as plantas tem células que formam tecidos as algas não formam tecidos com funções especificas por isso são protistas.
Uma das principais características que diferenciam as macroalgas das plantas é a sua estrutura. Visivelmente elas são parecidas, mas as macroalgas não possuem órgãos e tecidos especializados e não são vascularizadas, bem como não possuem capacidade de formar uma estrutura com flor, folhas, raiz e caule.
A reclassificação das algas para o Reino Protista se deve principalmente ao fato de que, apesar de serem pluricelulares, as algas não possuem tecidos verdadeiros. ... Quando nos referimos ao Reino Protista, incluindo as algas pluricelulares, podemos chamá-lo de Reino Protoctista, em uma classificação mais atual.
Antigamente, o Reino Protoctista era composto exclusivamente pelos protozoários (as algas não pertenciam a esse reino, mas sim ao Reino Metáfita). Na classificação atual, as algas passaram a pertencer ao Reino Protista, sendo necessária a alteração do nome, já que Protoctista se refere a protozoário.
Assim, alguns autores propõem a mudança do nome Protista para Protoctista, sendo o último o termo mais correcto e mais utilizado hoje em dia.
Resposta: As algas não estão inclusas no reino vegetal pois não possuem tecido nem órgãos especializados, como caule, raiz, folha e flor.
Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.