O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada. Nenhum ser vivo é capaz de viver isolado no meio sem interagir com indivíduos de sua mesma espécie ou com indivíduos de espécies diferentes.
1. Pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum de hotel, casa de pasto, etc. 2. [Por extensão] O que frequenta uma casa e lá come amiudadas vezes.
Chamamos de espécie comensal a que é beneficiada na relação, ou seja, que alimenta-se. Enquanto aquele que provê o alimento é chamado "anfitrião" ou "hospedeiro". A palavra comensal deriva do latim “commensāle”, que significa “aquele que come junto com” ou “convidado à mesa”.
Parasitologia humana é o estudo dos parasitas ou das doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle. Os parasitos são classificados em: ... * Parasitas comensais: não causam efeitos perigosos óbvios ao hospedeiro, com por exemplo o piolho.
Os protozoários são organismos heterótrofos e a maioria é provida de alguma forma de locomoção. ... Há protozoários comensais que vivem no interior de outros animais, sem causar nenhum tipo de lesão ou danos. Há casos em que a presença de protozoários no interior do tubo digestório é benéfica para o animal.
Os protozoários parasitas precisam parasitar outros seres vivos, já os de vida livre podem viver no ambiente. Nem todo o protozoário é um parasita, e nem todo o parasita é um protozoário. ... Alguns deles são parasitas perigosos, que não conseguem sobreviver ao meio ambiente, mas sobrevive dentro de outros seres vivos.
Podemos afirmar que a característica comum a todos os protozoários, é que todos esses seres apresentam apenas uma célula e que, por isso, são chamados de seres unicelulares.