“São várias as habilidades cognitivas e podemos elencar que as principais são: a coordenação motora, adaptabilidade, psicomotricidade, memória, percepção, foco, atenção, compreensão e linguagem”, elenca.
Como identificar minhas habilidades
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
O que são as habilidades cognitivas? ... Habilidades como foco, memória, atenção e percepção auditiva começam com estímulos cerebrais, conectando algumas partes desse poderoso órgão. Para treinar essas habilidades, é preciso, porém, que a criança seja estimulada na idade certa, amadurecendo a sua capacidade adaptativa.
Habilidades cognitivas são habilidades baseadas no cérebro de que precisamos para realizar qualquer tarefa, desde as mais simples às mais complexas. Eles têm mais a ver com os mecanismos de como aprendemos, lembramos, resolvemos problemas e prestamos atenção do que com qualquer conhecimento real.
As habilidades afetivas enfatizam uma variedade de sentimentos, uma emoção ou um grau de aceitação ou rejeição.
O conceito de habilidade faz parte da estrutura do processo educacional e está diretamente ligada à concepção do sujeito em resolver situações-problemas do cotidiano. ... Ou seja, seria o “saber fazer” (habilidade) que associado ao “conhecer” (conhecimentos) e “saber ser” (habilidades) que formaria a ideia de competência.
Cognição significa processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.
Sete exemplos de atividades de estimulação cognitiva que podem ser realizadas na sua escola
Processos Cognitivos Básicos; Educação; Memória; Atenção; Resolução de Problemas; Metacognição.
Definimos os processos cognitivos superiores como a união ou integração das informações provenientes dos processos cognitivos básicos. Um exemplo muito evidente de processo cognitivo superior é o aprendizado, pois é a combinação de processos como a atenção, memória e pensamento.
Na fase cognitiva, a criança constrói uma representação sobre as funções e a natureza da leitura, ou seja, para que serve saber ler, quais as suas características e de que forma se relaciona com a linguagem oral.
A ciência cognitiva da leitura apresenta um conjunto vigoroso de evidências sobre como as pessoas aprendem a ler e a escrever e indica os caminhos mais eficazes para o ensino da leitura e da escrita.
As funções da linguagem têm a finalidade de levar o leitor a compreender determinado efeito ou conceito para determinado objetivo.
Pensamento. Segundo Jean Piaget, o pensamento é um processo cognitivo que ocorre quando um indivíduo utiliza o seu raciocínio, geralmente para a resolução de um problema. ... Podemos pensar sobre algo que percebemos (percepção), sobre algo no qual estamos focados (atenção) ou sobre algo de que lembramos (memória).
Estes achados reforçam que o aspecto cognitivo é fator potencializador do desenvolvimento da coordenação motora, visto que esta é uma interação de aspectos físicos e cognitivos, e que crianças com TDC tendem a ter menor cognição e consequentemente maior dificuldade no processamento de informações.