Um nível baixo de triglicerídeos é considerado quando está menor que 50mg/dl e níveis menores do que 35mg/dl são considerados severamente baixos. Um exame de sangue com dosagem de triglicérides é a melhor maneira de descobrir o seu nível.
Os triglicerídeos baixos, abaixo de 35 ml/dL, podem ser causados por problemas hormonais e alterações da tireóide, mas também pode ser causados por gasto energético exagerado, desnutrição, má absorção de nutrientes, desnutrição ou inanição, por exemplo.
Uma vez no citoplasma dos adipócitos, os ácidos graxos são convertidos em triglicérides por um sistema onde a glicose tem papel fundamental (ADMA, 2001). Portanto, o aumento do triglicérides no organismo tem significância importante nas hiperlipidemia em relação ao Diabetes Mellitus.
O que causa a elevação dos triglicerídeos? A principal causa desta alta é o hábito alimentar errado. Não são somente os alimentos ricos em gordura que causam esse aumento, açúcares, cereais e farinhas brancos também são responsáveis.
A fruta é rica em ômega 3, 6, 7, 9 e 11 e também em Beta sitosterol, assim ela ajuda a baixar o colesterol ruim, LDL, aumentar o colesterol bom, HDL, e também baixa os níveis de triglicérides.
Consequentemente, de forma indireta, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol). O ideal é consumir manteiga, mas para diminuir o colesterol sua alimentação deve conter fibras (aveia,chia, linhaça...)!!