Na fase inicial da doença ou fase aguda, podem ser feitos alguns exames para auxiliar o diagnóstico da dengue. O teste para antígeno NS1 (proteína produzida intensamente pelo vírus da dengue) e o teste molecular ou PCR, que avalia o RNA do vírus.
Além da redução dos locais de reprodução do Aedes aegypti, é feito também o controle químico do mosquito com a eliminação das larvas e uso de “fumacê” (inseticida) para eliminar a forma adulta.
Em um hospital ou laboratório, o exame de sangue para dengue é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:
Ele é feito em qualquer serviço de saúde e leva em média dez minutos. O exame consiste em fazer o desenho de um quadrado no antebraço do paciente. Daí, a pressão arterial é verificada e o aparelho continua apertando o braço até que seja possível verificar a existência de pontinhos vermelhos dentro do quadrado.
Chikungunya, IgG - R$240,30 à vista - Labi Exames.
Desidratação grave A desidratação é uma das consequências mais comuns da dengue e pode ser percebida através de alguns sinais e sintomas como cansaço extremo, sede, fraqueza, dor de cabeça, boca e lábios secos, lábios rachados e pele seca, olhos encovados e fundos e aumento da frequência cardíaca.