O indivíduo cinestésico é aquele que não se satisfaz apenas ouvindo ou vendo. Ele precisa tocar, experimentar, sentir e cheirar para compreender melhor o que está diante dele.
Uma pessoa cinestésica usa o olfato, o tato e o paladar para registrar suas experiências. Possuem uma fala lenta e com a voz baixa.
Auditivo: é aquele que ouve. Uma pessoa auditiva gosta de ouvir as outras pessoas, apresenta um amplo vocabulário, se expressam com objetividade e gesticulam muito. ... Uma pessoa visual usa a visão como maneira de conseguir informações, identificando as coisas por meio de imagens.
Já os auditivos registram melhor os conteúdos quando estes estão em formato de áudio, desde que não hajam ao redor ruídos atrapalhando. Por fim, o cinestésico é alguém que utiliza muito o tato para estudar, focando sempre em situações práticas. Se mover e tocar, montar e desmontar coisas estimula o seu aprendizado.
A pessoa com predominância auditiva, não dá grande valor às aparências, mas sim ao bom papo, bom senso e inteligência. São equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas, pois acreditam na lógica dos argumentos. ... Para ter certeza de alguma coisa, o auditivo precisa ouvir, do contrário, não acreditará.
A predominância sensorial sinestésica se relaciona com o trecho "Eu sinto..., Pressinto que..." - já que o ato de sentir está ligado ao tato, as emoções, etc. Esse tipo de pessoa se conecta com seus sentimentos e as sensações tácteis do mundo.
O ser humano se comunica através dos canais sensoriais. Isso quer dizer que o olfato, tato, visão, audição e paladar devem ser observados com maestria para o estabelecimento de uma comunicação eficaz na negociação. ... O canal cinestésico inclui o tato, olfato e o paladar, pois todos representam a sensação de contato.
São três os canais sensoriais, que captam estímulos externos e os registram no Cérebro. Os três canais são: o visual, o auditivo e o cinestésico.
A inteligência corporal-cinestésica se refere ao conjunto de habilidades que facilitam a conexão e coordenação da mente com o corpo, permitindo controle e precisão sobre ele. Sendo responsável pela gestão da força, coordenação, equilíbrio, velocidade, flexibilidade etc.
A percepção cinestésica é o “conjunto de reações determinadas pelas sensações e per- cepções do movimento humano” (DE MARINIS, 2000, p. 239), permeando desta forma diversas esferas que compõem o fenômeno teatral.
Em um sentido genérico, o termo Cinestesia é composto por dois radicais, “Cine” que significa movimento e “Estesia” que indica sensação ou percepção. Cinestesia, portanto, seria uma sensação ou percepção de movimento.
Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se apenas que ela tenha causa hereditária, seja mais comum em mulheres e em pessoas canhotas.
A comunicação cinestésica ou cinésica é uma das muitas formas de linguagem do ser humano. De maneira geral, também a chamamos de linguagem corporal, e corresponde a todos os movimentos do corpo. É importante saber que a comunicação cinestésica é muito poderosa.