O sistema estomatognático (SE) é composto por ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração.
A Academia Americana de Ortopedia define a postura como o estado de equilíbrio entre músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentado ou deitado (ADAMS et al, 1985).
5 dicas para alcançar a postura correta
A postura correta melhora a qualidade de vida porque diminui a dor nas costas, aumenta a autoestima e ainda diminui o volume da barriga porque ajuda a conferir um melhor contorno corporal.
Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.
Boa postura refere-se, principalmente, ao alinhamento do nosso corpo de maneira que nossos ossos, músculos e articulações consigam garantir nossa sustentação e movimento sem que sejam afetados negativamente.
Pessoas com boa postura, passam uma imagem de poder e dominação, pois a sua confiança e segurança refletem diretamente no comportamento e atitudes. Manter a postura ereta auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada.
Segundo TUCKER (1960), a postura corporal é uma atitude mental sobre o corpo, promovendo assim o equilíbrio. Ela pode ser definida como hábito de posição do corpo, no espaço, após uma atividade ou descanso.
A postura correta consiste em ambos os polegares apontando para frente e os ombros alinhados. Ortopedistas e fisioterapeutas conseguem identificar os pacientes que não seguem esses padrões a partir testes. Assim, é definido o melhor tratamento para cada caso.
Curvaturas normais e curvaturas patológicas Vista de frente, a coluna vertebral parece reta. Observada de lado, porém, apresenta curvaturas fisiológicas na região do pescoço (lordose cervical), do tórax (cifose torácica), da cintura (lordose lombar) e da bacia (cifose sacrococcígea), que lhe conferem o aspecto de um S.
Os sintomas mais comuns são:
Para corrigir a má postura é necessário posicionar corretamente a cabeça, fortalecer os músculos das costas e da região abdominal porque com os músculos abdominais e eretores da coluna fracos há uma tendência maior para os ombros ficarem caídos e voltados para frente, proporcionado a hipercifose, conhecida popularmente ...
A corcunda na região posterior entre a coluna cervical e torácica, está relacionada ao depósito anormal de gorduras localizada, também chamada de lipodistrofia (doença onde parte do corpo fica com muita gordura localizada e outras extremamente magras), criando uma gibosidade localizada nesta região e dando assim um ...
Deite de barriga para baixo, junte os pés e abra os braços, com as palmas da mão para baixo, formando uma posição de “Y”. Levante o tronco e gire as mãos ao mesmo tempo, de modo que as palmas fiquem frente a frente. Atenção: deixe a cabeça alinhada com o pescoço! Aguente nessa posição por 10 segundos.
Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios:
Como corrigir a postura
10 Exercícios para Escoliose que pode fazer em casa
6 truques simples para melhorar a sua postura no trabalho
Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
20 dicas para manter a postura ereta