Enfim, ocorrem-nos, por coincidência ou não, várias situações todos os dias que, diz-se, têm os seus “estranhos” significados! Orelhas quentes e encarnadas: alguém está fofocar sobre nós. Se for a orelha direita, estão a falar bem. Já a esquerda quer dizer que estão a dizer mal.
Há outros casos que fazem com que a você tenha a sensação de orelha quente e queimando: nervoso, raiva, alergias, desequilíbrio de hormônios e até alguma vergonha passada ou humilhação. Quando a pessoa se estressa, o rosto e as orelhas ficam vermelhos, acontecendo o mesmo quando você fica nervoso por uma entrevista de emprego, por exemplo.
A dor de cabeça surge devido a dilatação da artéria cerebral, aumenta-se o fluxo sanguíneo não apenas na região do cérebro, mas por toda a parte superior do corpo. Desse modo, a orelha também é atingida por tal fluxo exacerbado de sangue, o que gera a vermelhidão característica da orelha queimando.
O significado da orelha direita queimando, como já introduzido anteriormente, é apenas fisiológico. Mas, isso não impede as pessoas de acreditarem em outras explicações. É só não se esquecer da principal razão: dilatação dos vasos sanguíneos.
O consumo de bebida alcoólica em excesso gera um aumento da frequência cardíaca, o que proporciona maior fluxo sanguíneo. Isso pode, inclusive, gerar ataques cardíacos, vale destacar. Esse aumento no fluxo sanguíneo faz com que a orelha fique mais avermelhada.
De acordo com a ciência, incômodo em qualquer orelha pode ocorrer quando há uma dilatação dos vasos sanguíneos. Como a região tem grande rede circulatória e pele bem fina, fica muito perceptível quando mais sangue passa por lá, levando ao aspecto avermelhado e quente.
Superstição à parte, quem entende do funcionamento do corpo garante que ter a orelha vermelha e quente não tem nada a ver com isso. Especialistas garantem que se isso acontecer do nada é porque os vasinhos dentro dela estão, naturalmente, se dilatando.
Em certas vezes, isso pode até ser um incômodo. Para as pessoas supersticiosas, se a orelha esquerda estiver quente, isso significa que tem alguém falando mal de você. Ou se caso a orelha direita estiver vermelha e quente, é alguém falando bem de você.
Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicas não terá qualquer responsabilidade pelos seus actos.
Existem situações constrangedoras que deixam a pessoa com rubor por toda a face, inclusive na orelha. O cérebro pensa em mil situações e cenários em um instante muito curto, gerando intensa circulação na região.
Nossas orelhas ficam rosadas e fogosas porque há uma quantidade razoável de vasos sanguíneos formando uma rede de irrigação por debaixo da pele fina – que deixa transparecer a cor vermelha. Basta ter uma vasodilatação – um aumento na espessura dos vasos – para a coisa esquentar.
Essa síndrome apareceu pela primeira vez no ano de 1994 e foi diagnosticada pelo neurologista J. W. Lance, e se trata de uma síndrome que deixa as duas orelhas quentes e vermelhas. Mas podem ser acompanhadas por sintomas como enxaqueca também. Pode durar por horas.