Na fonética articulatória, o ponto de articulação de uma consoante é o ponto de contato onde ocorre uma obstrução no trato vocal entre um gesto articulatório, um articulador ativo (tipicamente parte da língua) e uma localização passiva (tipicamente alguma parte do céu da boca).
Configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão corporal e facial. Esses são alguns dos parâmetros para o aprendizado de Libras e Heveraldo explica cada um.
A Locação, também denominada de Ponto de articulação, é considerada uma das três principais unidades formacionais dos sinais, apesar de não haver muitos estudos sobre ela. É o ponto ou o local onde é articulado o sinal, ou seja, o ponto de articulação onde o sinal é produzido.
adjetivo Relativo ao que se distingue ou simboliza uma época, uma cultura, uma área do conhecimento: discurso icônico. Que se refere a ícone, ao tipo de representação religiosa, artística ou com assuntos religiosos.
Falsa. A Língua Brasileira de Sinais não é icônica, porém é arbitrária. ... A Língua Brasileira de Sinais, Libras, é utilizada pelos indivíduos que têm deficiência auditiva. A mesma é utilizada por outras pessoas para se comunicarem com esses indivíduos./span>
Uma língua de sinais ou língua gestual é uma língua visual, que surge nas comunidades de pessoas surdas ou se deriva de outras línguas de sinais. ... Por seu canal comunicativo ser diferente das línguas orais-auditivas, as línguas de sinais são denominadas como línguas de modalidade visuoespacial.
A Língua de Sinais tem características próprias, sendo a principal delas ser uma Língua gestual-visual, ou seja, uma Língua que utiliza o canal visual e as expressões faciais e corporais na construção da comunicação. ... Aqui, no Brasil, além da LIBRAS, temos a Língua de Sinais utilizada pelos índios Urubus-Kaapor ./span>
Iconicidade é um fenômeno linguístico investigado por pesquisadores de línguas. Ela é, muitas vezes, negada e compreendida como uma relação icônica entre uma palavra e um objeto. A Linguística Cognitiva nos apresenta a teoria da Iconicidade Cognitiva, que acrescenta a essas definições outros conceitos válidos.
É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais? Sim. Houve por muito tempo uma ideia de que as línguas de sinais constituem-se como pantomimas e que não era possível expressar conceitos abstratos. Hoje sabemos que é possível expressar sentimentos, emoções e quaisquer ideias e conceitos abstratos.
A arbitrariedade, sobre todos os sinais da Libras, impede que se modifique-a como a um código ou símbolo. E é ela quem faz da Libras, e de todas as demais línguas de sinais, línguas./span>
A origem da Língua Brasileira de Sinais Teve início a luta pela educação dos surdos, na qual ficou marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. ... A Libras foi criada, então, junto com o INES, a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros./span>
A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundado em 1857 como primeira escola para surdos no Brasil – atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
Brasília, 24 de abril de 2002; 181º da Independência e 114ºda República. Regulamenta a Lei nº 10.
abade Charles-Michel de L'Epée