Acção de ansiar. 2. Desejo ardente, aflição.
As duas construções são corretas. Podemos aspirar alguma coisa ou aspirar a alguma coisa. Conforme o seu sentido, o verbo aspirar pode ser um verbo transitivo direto (não preposicionado) ou um verbo transitivo indireto (preposicionado).
Visou vem do verbo visar. O mesmo que: tendeu, mirou, atirou, disparou, olhou, pretendeu.
A gíria viçar significa chamar atenção com segundas intenções. Entretanto, essas segundas intenções não são relacionadas somente a relações sexuais.
Com o sentido de ter por fim ou objetivo, ter em vista, use preferencialmente como transitivo indireto, com a preposição a. ... Fique atento: visar é transitivo direto no sentido de olhar, mirar, carimbar: visar um alvo, visar um cheque. Evite o verbo visar em títulos.
De acordo com a norma culta, a regência verbal e transitividade do verbo visar é feita da seguinte forma: Verbo transitivo indireto (com regência da preposição a): Com sentido de ter em vista: pretender, intentar, dispor-se, propor-se,… Exemplo: As medidas propostas pelo governo visam ao bem-estar dos cidadãos.
O verbo aspirar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a, quando apresenta o sentido de desejar muito alguma coisa, sendo sinônimo de ambicionar, almejar, querer, cobiçar,... Você sabe bem que eu aspiro à melhoria da minha condição de vida.
O verbo esquecer, assim como lembrar, pode ser transitivo direto ou indireto, ou seja, exigir ou não uma preposição. Mas isso não quer dizer que você pode usar qualquer uma dessas formas indiscriminadamente. Se o verbo não vier acompanhado de um pronome, deve ser usado sem preposição.
Na construção frasal «esqueceu-me o ocorrido», o sujeito é «o ocorrido»... ... Como bem diz o consulente, «o ocorrido» é o sujeito. Esqueceu aí é verbo transitivo indireto, e me é objeto indireto. Note-se que é uma construção arcaica.
O verbo obedecer é um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a presença obrigatória da preposição a: obedecer a alguém ou obedecer a alguma coisa. Obedecer indica o ato de cumprir ordens, de se submeter à vontade dos outros ou de atender a alguma coisa.
Respeitar é verbo transitivo direto, pois quem respeita, respeita alguém. Os pronomes que o complementam são o, a, os, as. Como em respeitamos, a forma verbal termina em S, essa letra desaparece, e o pronome se transforma em las.
Conforme estabelece o art. 33 do referido diploma internacional, “Toda pessoa tem o dever de obedecer à Lei e aos demais mandamentos legítimos das autoridades do país onde se encontrar”. Esse dispositivo, ao mesmo tempo em que cria um dever fundamental, condiciona-o a uma reserva de legitimi- dade para sua aplicação.
De acordo com as regras gramaticais - com a preposição a: É importante obedecer às regras de funcionamento da escola. Obedeça a sua mãe, menino!
E esta é a promessa: se você respeitar seu pai e sua mãe, você terá uma vida longa e cheia de bênçãos” — Efésios 6:1-3. A razão mais importante para você obedecer aos seus pais é porque Deus mandou. Como o próprio verso diz, os nossos pais têm autoridade sobre nossa vida e devemos respeitar isso.
O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas). Assim, o correto é pagar algo e pagar a alguém. Exemplos com referência a coisas (transitivo direto): Meu pai pagou a conta.
O verbo obedecer é transitivo indireto, com a preposição a. ... Será transitivo direto, sem preposição alguma, quando significar o seguinte: a) Causar ou sentir confusão; confundir.
O verbo preferir atua, principalmente, como verbo transitivo direto e indireto, com a regência da preposição a introduzindo o objeto indireto. Assim, preferimos alguma coisa a outra coisa. Preferir indica o ato de querer algo mais ou antes de outra coisa, bem como ao ato de escolher um entre vários.
Regência do verbo PROCEDER. ... É o caso do verbo proceder. 1) Com o sentido de “realizar”, “executar”, “dar início”, proceder é um verbo transitivo indireto. Nesse caso, deve vir acompanhado de um objeto indireto introduzido pela preposição a.
O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.
Conforme as regras gramaticais - com preposição a:
O verbo “assistir” será usado indiferentemente como transitivo direto ou indireto quando empregado no sentido de “ajustar”, “prestar assistência”, “socorrer”.
Tem mais depois da publicidade ;) (1) – o verbo assistir possui o sentido de “prestar assistência”, “ajudar”, “socorrer”. (2) – o verbo assistir possui o sentido de “presenciar”. (3) – o verbo assistir possui o sentido de “caber direito”.
a) Nas duas frases, o verbo "assistir" possui o mesmo sentido que o verbo "ver" de forma que o verbo pode ser substituído sem que haja perda do sentido. Observe: "O jogo do Brasil foi visto em um telão de cinema." ... viram a estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2014."
São Paulo, 26 jun. 2005. 1) O sentido do verbo assistir nesse título também é o de “ver”, “observar”.
Em qual alternativa o verbo “assistir” é transitivo indireto e possui o sentido de “caber razão a alguém”? a) ( ) Não assistimos ao espetáculo da noite.
( ). CORRETO. O verbo assistir no sentido de dar assistência, cuidar de, admite tanto o objeto com preposição como sem preposição.