A marquise é uma cobertura, aberta lateralmente, que se projeta para além da parede da construção, e tem como função proteger as pessoas na parte externa e também a construção, quanto à chuva e insolação. Pode situar-se apenas na entrada principal do prédio ou se estender por toda a sua fachada ou laterais.
MARQUISES FORMADAS POR LAJES E VIGAS Para balanços maiores que ∼ 1,8 m, as marquises devem ter vigas (Figura 10). A laje normalmente é armada em uma direção.
Para escorar pequenos balanços é muito comum o uso de perfis metálicos, como os perfis I e W de aço estrutural. “Um modelo interessante para suportar soluções de 2 a 3 metros é o perfil extrudado de alumínio AL22, que se caracteriza por ter baixo peso e alta resistência à torção”, comenta Rock.
Uma das constatações deste trabalho é que as principais causas do colapso das marquises, de forma geral, estão relacionadas a uma ou mais das possibilidades que seguem: deficiências de projeto, mal posicionamento das armaduras, corrosão de armaduras, sobrecarga e escoramento incorreto.
Na ausência de cálculos e/ou verificações que provem o contrário, a forma mais correta de se realizar o escoramento de uma marquise é introduzir apoios ao longo de toda a sua extensão, com escoras desde sua extremidade até o engaste.
A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.
Limitação: material homogêneo e comportamento linear elástico. , se a forma da seção transversal for simples, como um quadrado, círculo ou retângulo cujas proporções são conhecidas largura/altura, suas dimensões poderão ser conhecidas pela fórmula W=I/c.
Tabela de Peso teórico em kg/m de Barras de Aço
Especificações Técnicas +
7,4 kg