A colpite difusa está principalmente relacionada com a infecção pelo parasita Trichomonas vaginalis, no entanto também pode ser causada por fungos e bactérias que podem ser encontrados naturalmente na região vaginal e que, devido a algum fator, podem proliferar e levar à inflamação da vagina e do colo do útero, ...
A secreção vaginal exagerada e de consistência, cor e cheiro alterados, pode estar associada a doenças sexuais e infecções perigosas, com risco até de infertilidade. Na maioria dos casos, o corrimento é resultado de um desequilíbrio na flora vaginal.
A inflamação no útero dificulta a mulher a engravidar por impedir que o embrião se implante na parede do útero e se desenvolva.
Principais causas Entre os fatores femininos, estão problemas na ovulação, alterações tubárias, alterações no útero e endometriose3. Os masculinos, por sua vez, têm relação com problemas na formação, transporte ou na ejaculação dos espermatozoides3.
A ferida no colo do útero pode atrapalhar a mulher que deseja engravidar, porque elas alteram o pH da vagina e os espermatozoides não conseguem chegar ao útero, ou porque as bactérias podem chegar às trompas e causar doença inflamatória pélvica. No entanto, as lesões leves geralmente não atrapalham a gravidez.
Opções de tratamento